Arthur reinaugura UBS do Zumbi com maior capacidade de atendimento

Visando a melhoria e a ampliação do atendimento básico de saúde, o prefeito de Manuas Arthur Virgílio Neto reinaugurou, na tarde desta sexta-feira (1º), a Unidade Básica de Saúde (UBS) João Nogueira da Mata, para atender a comunidade do Zumbi do Palmares, na zona Leste da Capital.

Ao destacar que esta é a 57ª obra na área de saúde, o prefeito disse que a UBS vai atender um maior número de pessoas daquela comunidade. “A ideia é trocar as Casinhas por Unidades Básicas de Saúde que são maiores e abrangem os atendimentos para muito mais pessoas. Nós cumprimos todas as exigências do Ministério da Saúde para o bom funcionamento da UBS que é excelente”, disse o prefeito ao ressaltar que a população será beneficiada a partir do dia 4 de setembro.

O secretário Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi Alves, afirmou que a UBS é mais uma realização que visa beneficiar a população que, segundo ele, vai receber um serviço humanizado. Ele destacou que a crise econômica que afeta o país não tem atrapalhado a prefeitura de ampliar os serviços para a sociedade.

“Essa unidade foi ampliada e está mais moderna. Tem a capacidade de atender 250 pessoas diariamente. É uma determinação do prefeito, melhorar a saúde pública de Manaus”, disse o secretário.

De acordo com os dados divulgados pela prefeitura, a UBS tem cerca de 40 profissionais para atender as 250 pessoas diariamente, entre os serviços de consultas em Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Enfermagem, Imunização, Curativos, Inalação e triagem neonatal, com a realização do Teste do Pezinho.

Após a reforma a UBS Também oferece em sua carteira de serviços, acompanhamento com o Serviço Social para os inscritos nos programas sociais, como o Bolsa Família e o Leite do Meu Filho.

Na unidade são desenvolvidos programas de saúde como o Hiperdia (para casos de hipertensão e diabetes) e de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, além da dispensação de medicamentos. Também com a reforma, a UBS João Nogueira da Mata passará a ter dois gabinetes de odontologia. Além disso, foi construída uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e instalado um sistema de monitoramento eletrônico, para coibir assaltos. Durante a obra, a comunidade estava sendo atendida em duas unidades existentes no mesmo bairro: a UBS Dr. Gilson Moreira e a UBS L-46.