Assembleia Legislativa recebe nova cônsul-geral do Japão em Manaus

A fim de estreitar as relações da instituição japonesa com o Poder Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), recebeu nessa terça-feira (12), a nova cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi.

Na ocasião, David disse à cônsul japonesa que as portas da Aleam estão abertas para o Consulado do Japão seja para atividades, solenidades e outras parcerias.

“O Japão e o Amazonas têm uma relação de amizade de quase 90 anos, desde a imigração do seu povo para o Brasil, que neste ano completa 120 anos. A Assembleia já tem uma bela história de amizade com o consulado e hoje (terça-feira) recebemos com muita honra a cônsul Kekiguchi, para fortalecer essa parceria”, disse.

Acompanhada do cônsul-geral adjunto, Iwato Takahiro, a nova cônsul, que assumiu o consulado no dia 30 de abril deste ano, garantiu a atenção do Japão ao seu povo no Amazonas, além de estreitar ainda mais as relações. Uma relação que, segundo ela, vai além da indústria — onde o país é um dos maiores empregadores —, mas também em outros setores como agricultura, esporte, cultura, tecnologia e acadêmica.

Hitomi Sekiguchi lembrou que está no Brasil há dez anos, e assumiu missões diplomáticas em Brasília, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Belém. “O calor humano do povo amazonense é verdadeiro, além do calor natural desta terra linda”, comentou a cônsul-geral, que terá jurisdição também sobre os Estados do Acre, Rondônia e Roraima.

Como cônsul-geral, a proteção e apoio ao cidadão nacional, o suporte necessário para facilitar as atividades de empresa japonesas. “O fortalecimento da parceria com a comunidade nikkei são os importantes pilares da minha missão, para os quais pretendo envidar meus esforços visando estreitar ainda mais os laços de relacionamento entre o Japão e o Brasil”, explicou.

Assessoria do deputado