Assembleia Legislativa recebe palestra sobre Valorização da Vida

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, na manhã desta segunda-feira (9), uma palestra com o tema “Valorização da Vida”, alusiva à campanha Setembro Amarelo – Mês de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio. A atividade foi realizada na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Aleam.

A palestra foi ministrada pela psicóloga com doutorado em saúde pública, Denise Gutierrez, que falou sobre os fatores psicossociais que precisam ser tratados no combate ou prevenção ao suicídio. Além de uma agenda estratégica e de políticas públicas, a psicóloga chamou atenção a reflexões e formas de estruturação das relações sociais, que podem atuar como gatilho para o surgimento dos pensamentos e atos suicidas.

“Muitas vezes nem nos damos conta de que nós somos agentes de sofrimento e desesperança para o outro”, destacou a palestrante. O convívio e presença física entre as pessoas estão sendo substituídas pelo “convívio virtual”, através dos aplicativos de conversas e redes sociais. “Se ganhamos por um lado ganhamos, por serem instrumentos de trabalho, de transmissão ágil de informação; por outro lado gera espaço de isolamento e solidão”, alegou.

De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Amazonas, 30 pessoas tiraram a própria vida somente de janeiro a abril deste ano. Em Manaus, o número é de 26 pessoas. No mesmo período do ano passado, os números eram de 21 suicídios no Amazonas e 21 em Manaus. Diante desses números, a psicóloga alertou que os casos de suicídios não são distantes das pessoas de maneira geral.

(*) Com informações da assessoria de imprensa