Até o prefeito levou agulhada;Prefeitura amplia grupos prioritários para vacinação contra gripe

Na manhã desta terça-feira 25/04, aconteceu a abertura oficial da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Frank Calderon, no bairro Crespo, zona sul de Manaus. O prefeito da cidade Artur Virgilio Neto fez a abertura da campanha, ele próprio tomando uma dose da vacina, afinal está incluído em um dos grupos prioritários para a vacinação que é o das pessoas acima de 60 anos. Também estiveram na abertura da campanha contra a gripe, o vice-prefeito Marcos Rotta e o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

A campanha de vacinação contra a gripe está em sua 19ª edição. Além de crianças entre seis meses de vida a quatro anos de idade, indígenas, trabalhadores da área da saúde, as gestantes e pós gestantes com até 45 dias após o parto, cidadãos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, os jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas, os presos e funcionários do sistema prisional, também foram inseridos nos grupos prioritários os professores de escolas públicas e privadas.

Totalizando um número de 407.316 pessoas para vacinar, a meta da campanha em 2017 é atingir, no mínimo, 90% desse público, ou seja, 366.585 pessoas e para isso foram disponibilizadas 500 mil doses da vacina.

Se você faz parte de um dos grupos prioritários para receber a dose da vacina contra a gripe, basta ir até uma das 182 UBS espalhadas pela cidade até o dia 26 de maio, levando cartão de vacina e documento de identidade. Para os demais que desejam se imunizar, a vacina comprada, em Manaus, pode custar entre R$ 110,00 e R$ 150,00 nas clínicas especializadas.

DIA “D”

No dia 13 de maio está programada uma grande mobilização nacional, escolhido como “DIA D”. Em Manaus serão disponibilizados 954 postos de vacinação entre escolas municipais e UBS’s. Vale destacar também que 10 das 182 Unidades Básicas de Saúde trabalham normalmente em horário estendido de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados das 8h às 12h. São elas:

  • UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, Chapada
  • UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito,  Morro da Liberdade
  • USA Sálvio Belota – Rua das Samambaias, Santa Etelvina
  • UBS Augias Gadelha – Rua A, Cidade Nova I
  • USA Alfredo Campos – Rua André Araújo, Zumbi II
  • UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, Tancredo Neves
  • UBS Leonor de Freitas – Avenida  Brasil, Compensa II.

UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, Glória​

Texto: Sérgio de Andrade

Fotos: Erik Oliveira