Atuação de mulheres no mercado de trabalho é tema de lives do TJAM

Foto: Reprodução

Temas relacionados à atuação feminina no mercado de trabalho e dicas de planejamento financeiro, saúde e bem-estar vão ser assuntos de um circuito de lives (apresentações virtuais ao vivo) promovido pelo Grupo de Trabalho da Participação Feminina do Poder Judiciário do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A programação tem início nesta quinta-feira (30), às 19h (20h no horário de Brasília), no perfil do Instagram do TJAM, com o tema “Orçamento doméstico, a mulher como arrimo da família: educação financeira em tempos de pandemia” e terá como convidada a educadora, consultora e terapeuta financeira, Roberta Veras Antonio.

Com mais de 25 anos de experiência na área de varejo com gerenciamento de equipes, vendas e atendimento ao cliente, Roberta Veras ressalta a importância da educação financeira, que possibilita, de forma apropriada, habilidade e confiança para administrar as finanças pessoais, através de decisões de curto prazo e planejamento financeiro de longo prazo, em meio aos eventos recorrentes da vida e às mudanças de condições econômicas.

“A educação financeira na vida do ser humano atua como uma forma de restruturação e de reeducação comportamental em como lidar com o dinheiro. E isso é muito importante hoje no dia a dia da mulher, porque, muitas vezes, ela é o arrimo da família e, por fornecer esse suporte, o orçamento doméstico fica sob sua responsabilidade. Se esse orçamento não for bem trabalhado e bem entendido pode gerar conflitos na família. Então, a educação financeira propicia o conhecimento que permite fazer um bom planejamento orçamentário”, pontuou Roberta.

 

Programação

No dia 03 de agosto, às 18h, a programação do circuito de lives prossegue também fazendo alusão ao “Dia Nacional da Saúde”, com o tema “Como combinar melhor as refeições”, que terá como palestrante a nutricionista Fernanda Piva. No dia 5 de agosto, às 19h, será a vez da nutricionista Tereza Beatriz Barbosa. No dia 6, às 18h, o tema será “Protocolos de segurança e ginástica coletiva”, em live apresentada pelo professor Daniel Xavier.

Seguindo o calendário de atividades, no dia 12 de agosto, também às 19h, o grupo de trabalho promove a live “Desafios da Mulher na Contemporaneidade”. O debate contará com a participação de Lidiany Cavalcante, professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o subtema “Empoderamento Feminino, Sororidade e Sexualidade”. A mesma live terá a participação de Valda Calderado, doutora em Direito com ênfase em Mediação de Conflitos, servidora do Juizado da Infância e da Juventude – TJAM, com o subtema “Autoestima, evolução pessoal, senso protetor da Mulher”.

Já no dia 13 de agosto, a partir das 18h30, o encontro virtual abordará o tema “Combate à Violência Doméstica”, com a participação de Cyntia Ribeiro, Assistente Social Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do 2.º Juizado, com o subtema “Atuação do 2.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher durante a pandemia” e, ainda, Patrícia Noronha, escritora e economista especialista em Gestão de Pessoas, com o subtema “Violência contra a mulher”. A juíza Ana Lorena Gazzineo, titular do 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, também participará do evento online, abordando os 14 anos de promulgação da “Lei Maria da Penha”, que serão comemorados no dia 7 de agosto.

(*) Com informações do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM)