Atual líder da FDN é preso com quase 15 quilos de drogas

Prisão Líder FDN 1

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligencia (Seai), com apoio do Grupo Forca Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Policia Civil, prendeu na manha desta quinta-feira (19), três pessoas em flagrante por trafico de drogas, dentre eles o atual líder da Família do Norte (FDN), Erick Leal Simões, 26, conhecido com “CD”. Ele teria assumido o posto após a prisão do narcotraficante, João Branco, realizada pela Polícia Federal em fevereiro deste ano.

Prisão Líder FDN delegadoSegundo o delegado da Seai, Mario Paulo, as equipes policiais chegaram até Erick por meio de informações recebidas pelo disque-denuncia da SSP-AM, 181. Ele foi preso numa casa, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte. ‘CD’ também era um dos alvos da operação ‘La Muralla’, deflagrada pela Policia Federal em novembro do ano passado. Desde lá, ele estava foragido.

“Recebemos diversas informações sobre o possível paradeiro do Erick. Tivemos quase 30 dias de investigação e hoje conseguimos prende-lo. Ele é considerado um criminoso de alta periculosidade. Já responde na Justiça por tráfico de drogas e investigações apontam que ele seria o responsável por algumas mortes de pessoas ligadas ao tráfico de drogas”, informou.

Na casa onde ‘CD’ estava, os policiais recapturaram ainda Rodrigo Queiroz Muniz, 23, que estava entre os 39 presos que fugiram do Centro de Detenção Provisoria Masculino (CDPM), no KM 8, na rodovia BR 174, este ano no mês de maio. No local, foram apreendidos quase 5 quilos de drogas, entre maconha e pasta base de cocaína, uma metralhadora MT.40 e um carro modelo Corola (placas PHC 6165).

No bairro Dom Pedro, na zona Centro-Oeste, um outro integrante da facção criminosa, identificado como Iago Luan Moura dos Santos, 23,  foi preso num condomínio de luxo, com quase 10 quilos de drogas, entre maconha e cocaína. “O local servia como uma das bases para a distribuição de drogas e o Iago seria o responsável por essa movimentação”, informou Mario Paulo.

Os presos foram conduzidos ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Policia Civil para os procedimentos legais. “A Policia Federal do Amazonas também será comunicada sobre a prisão de Erick, pois ele possui mandado a ser cumprido pela instituição e o Rodrigo será reencaminhado ao sistema prisional”, concluiu o delegado.