Audiência Pública vai ouvir moradores da BR-174 sobre os serviços de saúde

Uma Audiência Pública que será realizada nesta quarta-feira (25) pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) vai ouvir os moradores da comunidade da BR-174 sobre os serviços de saúde da rede pública que atendem a área. A Audiência Pública será realizada no auditório da Escola Municipal Maria Leide Amorim, às 9h.

A medida é decorrente de uma denúncia feita ao MPAM e, na ocasião, foi detectado deficiência no serviço de saúde aos moradores de áreas adjacentes à BR-174, do km 01 ao km 50.

Diante disso, o MP instaurou o Inquérito Civil 039.2018.000400 para apurar as condições do serviço prestado pela Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) n° 48, na Comunidade São João, no km 04, da BR-174, como também na Base Operacional da localidade Santa Fé, no km 08.

“É uma população que é pouco vista até porque ela é grande porém é muito dispersa, muitas vezes de difícil localização e de difícil acesso que realmente precisa de um olhar mais apurado para não deixá-la fora do sistema de saúde”, finalizou a promotora de Justiça Silvana Nobre Cabral Silvana.

De acordo com o levantamento prévio A UBSR n° 48 está subordinada à UBS José Figlioulo (Disa Norte) e não possui um diretor, cabendo ao médico e a enfermeira a administração compartilhada. Outros problemas foram detectados e vão ser novamente levantados em audiência pública para a busca de soluções.

(*) Com informações do MPAM