Avião do Governo foi usado por Omar, Nejmi e Melo para viagens ao Caribe nos feriadões

Avião Governo do Amazonas

Um avião de uso exclusivo do Governo do Amazonas foi usado pelo menos quatro vezes, na gestão do ex-governador Omar Aziz, para viagens às Antilhas caribenhas, conhecidas como paraíso de hotéis de luxo e cassinos. Planilhas de voos da aeronave Citation Excell, prefixo PP-MDB, fornecidas pela Infraero mostram que o avião se deslocou do aeroporto de Manaus para as ilhas de San Martin e Aruba nos anos de 2011, 2012 e 2013. Em três ocasiões, as viagens foram feitas em feriados nacionais, como Semana Santa e Semana da Pátria.

A planilha abaixo mostra um voo que sai no dia 27/12/2013 do Aeroporto do Município de Coari (código do aeroporto SWKO), no Amazonas, às 12h21 e chega às 6h51 no Aeroporto da Ilha de San Matin (código TNCM). A aeronave volta ao Aeroporto de Manaus na madrugada (a 1h11) do dia 29/12/2013 e novamente parte do aeroporto de Manaus para San Martin, onde chega às 07h37. De lá, o avião volta no dia 04/01/2014, às 00h15. A data do primeiro voo coincide com uma viagem do vice-governador José Melo a Coari para inaugurar o porto do município, na manhã do dia 27 de dezembro do ano passado. A viagem, como fica evidente pela data, foi feita no período do Réveillon de 2013.

Tabela 1-Avião

No ano de 2012, o avião do governador chega ao aeroporto Eduardo Gomes, dia 18/08, às 15h47, vindo de San Martin. Não há registro na planilha da Infraero da partida do avião para a ilha caribenha.

Tabela 2-Avião

Ainda em 2012, durante a Semana Santa, o avião do governo esteve em San Martin novamente, como mostra a planilha abaixo. O registro da saída de Manaus data do dia 4 de abril e o retorno no dia 9 do mesmo mês. Naquele ano a Semana Santa começou no dia 5 (quinta-feira) e terminou no dia 8 (Domingo de Páscoa).

Tabela 3-Avião

Em 2011, o avião do governo foi usado para uma viagem a Aruba (código do aeroporto TNCA), com partida de Manaus no dia 3 de setembro, véspera do feriadão da Semana da Pátria. A aeronave só retornou à capital amazonense no dia 10 de setembro, às 16h25.

Tabela 4-Avião

O avião Citation Excell, prefixo PP-MDB, é de propriedade da empresa Rico Linhas Aéreas, que o aluga ao Governo do Amazonas desde abril de 2007. Em 2009, a Casa Militar pagava para a Rico Linhas Aéreas mais de R$ 7 milhões por ano pelo aluguel.

No ano passado, a Rico faturou, com aluguel de aviões para o governo R$ 48,2 milhões. Os aviões, de acordo com o Portal da Transparência, são usados para o transporte e segurança de autoridades.

A reportagem questionou a Agência de Comunicação do Governo do Estado sobre o uso das aeronaves para as ilhas do Caribe, quem viajou nas quatro ocasiões para San Martin e Aruba e o que foi fazer nesses locais. A secretária Lúcia Carla Gama disse que buscaria uma resposta com a secretaria responsável (Casa Militar), mas não garantia responder nesta quinta-feira, pelo horário adiantado (18h) em que as questões foram enviadas via e-mail.

Nejmi-Aziz-caribe

Ex-primeira-dama Nejmi Aziz em um hotel nas Bahamas, durante o Réveillon de 2013 (Foto: Instagram/Nejemi Aziz)

A viagem da aeronave para o Réveillon de 2013 coincide com uma viagem da então primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, ao Caribe. Na ocasião, ela postou na rede social Instagram foto dela com a filha no Atlantis Royal Towers, nas Bahamas, posando na famosa cadeira “il trono”. Os seguidores na rede social fazem várias manifestações de Feliz Ano Novo nos comentários da foto.

Fonte: Amazonas Atual