Bahia bate Ceará, vence a 1ª fora e se afasta da zona de rebaixamento

Em jogo adiado da 15ª rodada, o Bahia venceu o Ceará por 2 a 0, na noite dessa quarta-feira (29), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e conquistou a primeira vitória como visitante neste Campeonato Brasileiro. O zagueiro Lucas Fonseca e o atacante Gilberto anotaram os gols.

Com o resultado, o Tricolor baiano subiu quatro posições na tabela, ocupando o 11º lugar, com 25 pontos -agora abrindo quatro em relação ao primeiro time na zona de rebaixamento, a Chapecoense. Já os cearenses chegaram à quinta rodada sem vencer, mantendo-se na penúltima colocação, com 17 pontos.

O jogo no Presidente Vargas refletiu bem por que Ceará e Bahia figuram na metade de baixo da tabela do Brasileirão. No primeiro tempo, as equipes esbanjaram vontade, mas a ineficiência prevaleceu, com poucos lances de perigo. Na melhor oportunidade que surgiu, o Bahia abriu o placar, aos 27 minutos. Marco Antônio cobrou escanteio pela direita, Nilton escorou na primeira trave e o zagueiro Lucas Fonseca chutou de primeira, sem chances para Everson.

O Ceará voltou do intervalo com Pedro Ken na vaga de Fabinho no meio de campo, adotando postura mais agressiva, principalmente pelo lado direito do ataque, mas as chances paravam na defesa do Bahia, que se manteve recuado para tentar ampliar em contra-ataques. O empate quase saiu aos 30 minutos, em chute de longe de Richardson, que o goleiro Douglas espalmou de mão trocada, em bela defesa.

Mesmo mais precavido na segunda etapa, o Bahia ainda conseguiu aumentar a vantagem com Gilberto. Aos 41 minutos, ele ficou cara a cara com Everson, após ser lançado por Élber, e chutou cruzado, sem chances de defesa.

As duas equipes serão visitantes na próxima rodada do Brasileirão, no próximo domingo (2). O Ceará vai encarar o Flamengo, às 11h, no Maracanã, enquanto o Bahia terá pela frente o Atlético-PR, às 16h, na Arena da Baixada.

CEARÁ

Everson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio, João Lucas; Fabinho (Pedro Ken), Richardson, Ricardinho (Romário), Juninho Quixadá; Felipe Azevedo, Ricardo Bueno (Arnaldo). T.: Lisca

BAHIA

Douglas Friedrich; Bruno, Everson, Lucas Fonseca, Léo; Gregore, Nilton, Flávio, Zé Rafael (Edigar Junio), Marco Antônio (Élber); Gilberto (Júnior Brumado).T.: Enderson Moreira

Estádio: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Juiz: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)

Cartões amarelos: Romário e Pedro Ken (Ceará); Léo, Gregore, Nilton e Gilberto (Bahia)

Gols: Lucas Fonseca, aos 27 minutos do primeiro tempo; Gilberto, aos 41 do segundo tempo

Com informações da Folhapress.