Balé Folclórico do Amazonas realiza seleção de novos bailarinos

O Balé Folclórico do Amazonas está realizando audições para a seleção de novos bailarinos que irão integrar o grupo a partir de 2018. Ao todo, 148 inscritos participam da seleção. O resultado será divulgado no dia 7 de março, no site da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural www.agenciacultural.org.br.

A primeira etapa do processo, aconteceu nessa quinta-feira (22), e a segunda etapa, será realizada nesta sexta-feira (23), que analisará os bailarinos que já fazem parte do Corpo Artístico. Podem participar da seleção, bailarinos profissionais e bolsistas. O Balé oferta duas vagas imediatas e três reservas para bailarinas. Já para bailarinos, há três vagas reservas.

O júri que classifica os novos artistas é formado pela diretora do Balé Folclórico, Conceição Souza; pelo Coordenador do Núcleo de Dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Baldoino Leite; e pela bailarina Ana Mendes.

De acordo com Conceição Souza, a seleção gera novas oportunidades a bailarinos do Estado e a chance de renovar o Corpo Artístico. “Toda essa seleção é importante não só para o Balé Folclórico, mas para todos os Corpos Artísticos, por conta da renovação e criação de oportunidades. Principalmente para a dança, que é uma área de atuação na qual os profissionais bailarinos precisam se preocupar com a questão da idade, por exemplo, e precisam de oportunidades”, comenta.

Convidado para participar do júri da seleção, o coordenador do núcleo de dança do Liceu, Baldoino Leite, destaca o número de inscritos e afirma estar feliz pelo interesse na profissão. “A quantidade de pessoas inscritas é ótima. Fico feliz por existir tanta procura para exercer essa profissão tão linda que é ser bailarino”.