Bancos de leite atendem mais 3,2 mil bebês prematuros em nove meses no Amazonas

Com 20 postos de coleta e rede ampliado para o interior, mais de 3,2 mil bebês prematuros receberam alimento doado para os Bancos de Leite Humano do Amazonas nos primeiros nove meses de 2017. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

De acordo com o órgão, as coletas em instituições públicas e privadas, no período de janeiro a setembro de 2017, a quantidade de leite humano coletado foi de 1.539 litros e 1.347 litros distribuídos, permitindo o atendimento de 3.226 bebês prematuros.

Nos três postos da rede estadual foram recebidos a doação de 2.154 litros de leite, possibilitando o atendimento de 4.321 bebês prematuros que precisaram do alimento, no ano de 2016.

A coordenadora estadual de Saúde da Criança da Susam, Katherine Benevides, explica que o alimento doado é destinado a bebês que após o nascimento ficaram internados em UTIs, por complicações de saúde.

“O leite materno destinado a esses bebês que estão na UTI tem sua importância assim como o sangue que vai para uma pessoa vítima de um grave acidente”, informou a coordenadora estadual de Saúde da Criança da Susam, Katherine Benevides.

Interior

No dia 20 de outubro deste ano, o município de Tefé, a 522 quilômetros de Manaus, ganhou um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), com capacidade de produção estimada em dez litros de leite por mês.