Banda sinfônica apresenta concerto especial no teatro amazonas

A Banda Sinfônica do Amazonas apresenta, a partir das 20h desta sexta-feira (23), um concerto com repertório variado no Teatro Amazonas, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. O grupo, que conta com 80 integrantes, foi contemplado em um edital da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) para apresentações no patrimônio histórico. A entrada é gratuita.

O maestro titular da Banda Sinfônica, Marcelo Vieira, destaca que as músicas apresentadas dão “à volta no mundo”, indo de obras clássicas do repertório sinfônico das bandas no País, até músicas populares, romantismo do século 19 e peças de compositores latinos e europeus. “Teremos um concerto bem eclético que vai demonstrar o talento dos músicos que formam o nosso conjunto”, declara o maestro.

Formado em 2016, o grupo conta com a participação músicos integrantes dos Corpos Artísticos da SEC, Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), da Universidade de Estado do Amazonas (UEA) e formados em outras instituições. Vieira, que retornou a Manaus após estudar música no Rio de Janeiro, explica que o surgimento da Banda Sinfônica foi uma forma de dar visibilidade ao trabalho dos músicos formados na capital e no estado.

“Saí aos 17 anos para me especializar em música e, durante esse período, não vi a formação de uma Banda Sinfônica em Manaus. Quando fiz o projeto e me reuni com os músicos, muitos se interessaram e quiseram participar. Temos muitos talentos que se formam nas universidades e depois não encontram espaço na cidade e a Banda Sinfônica pode mostrar o trabalho deles”, ressalta Marcelo Vieira.

Ao todo, o grupo apresentará 12 músicas em uma apresentação com cerca de uma hora, além de um intervalo de quinze minutos. O maestro da Banda Sinfônica conta que o show é para toda a família. “Convidamos toda a população amazonense para o concerto da Banda Sinfônica, vamos fazer um concerto especial e nunca antes visto”, diz Marcelo Vieira.

Serviço: Concerto da Banda Sinfônica no Teatro Amazonas

Data/ hora: 23 de fevereiro, sexta-feira, 20h

Local: Teatro Amazonas – Avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre