Banho na praia da Ponta Negra está suspenso até esta terça-feira (1º)

Divulgação/Implurb

A partir das 17h desse domingo (30), a praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, está fechada para os banhos no local. Já às 22h, o acesso à praia será interrompido voltando a ser aberta ao público em geral a partir das 7h de terça-feira (1°). Nesta segunda (31), não será possível o acesso às águas da praia. 

A medida de segurança faz parte dos preparativos da estrutura para a festa de Réveillon da cidade, que acontece no Complexo Turístico da Ponta Negra, que inclui a operação de limpeza mecanizada e varredura na praia, realizada por equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), com apoio da Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal.

A interdição vai contar com o reforço de gradis, barreiras com pontos de entrada e saída, guardas do município, da PM e demais equipes integradas para orientação da população, antes das 17h do domingo.

Regras

Na praia, além do horário indicado para banho – até às 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. É importante respeitar as normas de uso da praia e não ultrapassar o cordão de isolamento, que indica área de segurança dentro da água.

Proibições

Quem for curtir o Réveillon de Manaus na Ponta Negra deverá ficar atento às normas de segurança que serão adotadas durante a realização de grandes eventos.

A permanência de crianças, assim como a proibição da entrada de objetos no perímetro da festa, seguem a regulamentação da Portaria de Grandes Eventos.

Pela portaria é proibido acessar o local portando armas de fogo, armas de arremesso, armas brancas, guarda-chuvas com haste metálica, tubos de bandeiras em material contundente, substâncias explosivas, tubos em aerossol, garrafas, copos ou qualquer outro material de vidro, seringas ou qualquer outro tipo de material que venha a ameaçar a segurança do público presente.

Nos locais, será permitida a entrada de caixa de isopor e serão proibidas geleiras (cooler). Todo o material deve ser em plástico e a quantidade de bebidas será verificada, para não configurar venda ilegal de ambulantes.

Haverá controle da entrada desses objetos por meio de revista e detector de objetos de metal. Talheres de plástico serão permitidos. Bebidas deverão estar em garrafa pets.

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), seguindo a portaria de Grandes Eventos, inibirá também a permanência de crianças menores de 12 anos que não estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos.

O Corpo Integrado de Segurança Pública irá proibir a entrada dos materiais proibidos ou quaisquer objetos que ameacem a integridade física dos presentes.