Biblioteca tem programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

Uma programação especial durante todo o mês de abril será realizada, em comemoração ao dia Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil (02/04) e ao Dia Nacional do Livro Infantil (18/04), na Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira, no Centro de Manaus. A iniciativa inclui atividades temáticas para os jovens leitores, além de ações do Programa Mania de Ler, que vai levar a Biblioteca Volante para alegrar os pequenos da Casa da Criança terça (18/04) e quarta-feira (19/04).

As atividades na biblioteca são gratuitas e acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, indo até às 14h e 0incluem leituras, brincadeiras, jogos e apresentação de histórias, além da exibição de vídeos do televisivo “Sítio do Picapau Amarelo”, baseado na obra de Monteiro Lobato. Os visitantes poderão conferir também a exposição “Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato”, que mostra um pouco da vida e obra dos dois grandes autores da literatura infantil, e participar de oficina de arte para confecção de marcadores de livros.

O espaço no Centro de Manaus é aberto para crianças e pais. No caso de grupos com mais de dez pessoas ou escolas que desejam levar seus alunos, é necessário realizar agendamento por meio do telefone (92) 3637-7397 ou pelo email bemidiovaz@culturamazonas.am.gov.br.

Já nesta terça (18/04) e quarta-feira (19/04) o programa Mania de Ler vai visitar a Casa da Criança, no Centro de Manaus, das 9h às 11h. Levando uma biblioteca móvel com livros infantis, juvenis e amazônicos, além de estantes e cadeiras, o programa promete alegrar as manhãs dos pequenos atendidos pela entidade assistencial com leituras livres, leituras direcionadas com monitores, histórias e outras atividades lúdicas associadas à leitura. E na quinta-feira (20/04), o Mania de Ler chega à Escola Estadual Ribeiro da Cunha, também no Centro, com o projeto Cinema e Literatura. Das 9h às 11h, a ação vai promover a exibição do filme “Alice no País das Maravilhas” para alunos de 6 a 8 anos com o objetivo de estimular a leitura através de clássicos adaptados para vídeos e inclui ainda o sorteio de livros entre o público participante.

Instituído há 15 anos, o Dia Nacional do Livro Infantil teve sua data escolhida em homenagem a Monteiro Lobato (1882-1948), nome de referência em se tratando da literatura dedicada às crianças no Brasil. A iniciativa registra a data de nascimento do escritor como o dia oficial da literatura infantojuvenil no país.