Butantan: Pandemia é controlada com 75% da população vacinada

reprodução

A vacinação completa contra a covid-19 para 75% de uma população pode controlar a pandemia, afirmou o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa no Instituto Butantan, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (31).

“Medir de forma controlada o efeito da vacinação não havia sido feito em nenhum lugar do mundo”, destacou Dimas Covas, diretor do Butantan.

Como destacou Covas, a cidade foi dividida em 25 pequenas áreas em quatro grupos. A vacinação ocorreu de forma escalonada e os resultados foram comparados. “Serrana se transformou em um laboratório clínico”, disse o diretor do instituto.

Ao todo, dos 45.644 habitantes de Serrana, 28.380 pessoas – ou 97,9% da população adulta da cidade – foram imunizadas.

No total, foram registrados 67 eventos adversos graves, mas, segundo o governo, não eram relacionados à imunização. Na primeira dose, houve 4,4% de relatos de reações adversas e apenas 0,02% foram consideradas grau 3, como milagia e cefaléia. Já na segunda dose, o número de relatos de reações adversas caiu pata 0,2% e nenhum foi considerado grau 3 ou superior.

Conforme o R7e o Domingo Espetacular anteciparam neste domingo (30), as mortes em decorrência do novo coronavírus caíram 95%, segundo o estudo. Além disso, os dados indicaram redução de 80% nos casos sintomáticos da doença e de 86% nas internações hospitalares.