Caixa anuncia que vai subir juros do financiamento imobiliário

juros

A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira (15) que vai subir as taxas de juros do financiamento imobiliário a partir do dia 19 deste mês. Pela manhã, o banco havia informado, por meio da assessoria de imprensa, que estudava a correção dos juros.

A Caixa informa que as taxas de juros dos financiamentos habitacionais contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e do FGTS não sofrerão qualquer correção em suas taxas de juros.

A partir do dia 19, serão corrigidas as taxas de juros das operações para financiamento de imóveis residenciais contratadas com recursos da poupança (SBPE). As novas condições passam a valer para créditos habitacionais concedidos a partir do dia 19 de janeiro.

A taxa de juros cobrada pelo Sistema de Financiamento Habitacional (SFH), que financia imóveis de até R$ 750 mil com recursos tanto do FGTS como da poupança, permanece em 9,15% para quem não é cliente do banco e sofre alteração para quem é cliente, incluindo servidores públicos. Já pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), que financia imóveis com valor acima de R$ 750 mil, a taxa de juros anual passará de 9,2% para 11% para os não-clientes.

A Caixa informou que a alteração se deve ao aumento das taxas de juros básicos, que hoje é de 11,75%.

Os juros da Caixa costumam ser os menores no mercado e servem como referência para os demais bancos.

SFH – Anterior SFH
Nova Taxa
SFI
Anterior
SFI
Nova Taxa
Taxa balcão (não clientes) 9,15% 9,15% 9,2% 11%
Relacionamento (cliente) 8,75% 9% 9,1% 10,7%
Relacionamento+Salário (cliente com conta salário) 8,25% 8,7% 9% 10,5%
Servidor (relacionamento) 8,6% 8,7% 9% 10,5%
Servidor (Relacionamento+Salário) (cliente com conta salário) 8% 8,5% 8,8% 10,2

Fonte: G1