Caixa: crédito com garantia de imóvel começa a ser oferecido; Entenda

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A nova modalidade da Caixa Econômica Federal para empréstimos com garantia de imóvel, chamada de home equity, começa a ser oferecida a partir desta segunda-feira (3).

O anúncio foi feito na última quinta-feira (30/7) pelo presidente do banco, Pedro Guimarães. A expectativa é aumentar em mais de dez vezes o volume de crédito com garantia de imóvel oferecidos pela estatal.

A modalidade tem como principal vantagem, segundo a Caixa Econômica, a taxa de juros reduzida em comparação a outras modalidades de crédito pessoal.

O cliente poderá optar pela forma de atualização do empréstimo, que poderá ser pela Taxa Referencial (TR); inflação (IPCA), que deve fechar o ano em menos de 2%; ou taxa fixa.

Para estimar os gastos durante a operação, é possível acessar o simulador disponível no site da Caixa (clique aqui). A contratação pode ser feitas nas agências e nos correspondentes Caixa Aqui.

Entenda

O sistema de amortização fica a critério do cliente. As novas condições valem para novos contratos e estarão vigentes a partir de segunda-feira. Veja as três opções disponíveis:

“Importante mostrar que temos as três ofertas possíveis, por inflação, por juros e por taxa pré-fixada, a partir da segunda-feira. Hoje, a taxa referencial de juros está 0%”, explicou.

No entanto, no caso da TR, a taxa máxima será de 0,90% – o valor da TR foi zerado devido à baixa taxa Selic –, oferecida independente de qualquer relacionamento com os clientes.

Dessa maneira, um crédito de R$ 300 mil com prazo de 120 meses, de acordo com a segunda opção, que tem como base a taxa referencial, terá prestações de R$ 4,6 mil por mês.