Câmara discutirá tráfego de veículos pesados em Manaus

A Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizará uma audiência pública para debater sobre o tráfego de veículos pesados na capital amazonense.  A proposta é do vereador Bessa (SD), ainda não tem data para ocorrer, e foi discutida na última quinta-feira (29), durante reunião na Comissão.

Bessa explicou que a ideia de convocar a audiência pública tem por objetivo, justamente, ouvir quem atua no segmento e buscar as melhores alternativas para solucionar os problemas existentes.

Presidida pelo vereador Rosivaldo Cordovil (PODE), a reunião contou com a presença de representantes dos motoristas de caminhão, Instituto Municipal de Engenharia de Tráfego (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e moradores do bairro Japiim.

“Precisamos debater o trânsito da cidade de Manaus. Há um tempo, um contêiner ficou travando o trânsito na avenida Umberto Calderaro, no bairro Parque Dez, por mais de quatro horas. Somente nessa via ocorreram outros dois acidentes com pessoas que ficaram feridas. Por isso, precisamos agir antes que ocorra uma tragédia”, disse o vereador Bessa.

De acordo com o parlamentar, é preciso inserir a população e ouvir todos os lados, além de pensar em soluções para mudar a dinâmica do trânsito na cidade. Ele defende que é preciso colocar em primeiro lugar a vida do povo de Manaus e que a cidade não pode ficar refém dos veículos.

As medidas que regulam a circulação dos veículos pesados e tratores pelas ruas da capital começaram a ser implantadas pela Prefeitura de Manaus em 2013, com a criação da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMCR) em trechos de 11 ruas do Centro da cidade. No ano seguinte, a restrição foi implantada nas avenidas Constantino Nery e Djalma Batista.

Com informações da assessoria da CMM.