Câmara é recomendada à certificação da norma ambiental ISO 14001:2004

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu recomendação para a certificação da norma ambiental ISO 14001:2004, após relatório final da auditoria externa, com zero não conformidade, entregue nesta sexta-feira (22), para o presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS), diretores e equipe de coordenação do Sistema de Gestão Ambiental da CMM (SGA).

As auditorias foram realizadas durante esta semana pelo auditor do Grupo Italiano Rina/Brasil Serviços Técnicos Ltda., José Brito Guimarães, que considerou o resultado das análises positivo e informou que o relatório seguirá para o organismo certificador Rina, para avaliar tecnicamente os trabalhos e emitir a certificação da norma. O prazo de envio da certificação é de 30 a 40 dias, como disse o auditor.

Na oportunidade José Brito destacou a qualidade do trabalho da equipe técnica da CMM e dos servidores envolvidos no processo de implantação da ISO 14001:2004 na Casa.

“Os trabalhos foram bem realizados com envolvimento de todos, desde a presidência ao mais simples funcionário. A qualidade da documentação e do próprio sistema criado, com o envolvimento dos técnicos e servidores resultou no formalismo positivo do serviço público agregando valores”, observou o auditor. Outro aspecto positivo observado pela auditoria foi a transparência das informações disponíveis no Portal da CMM.

“Como a Câmara é a “casa do povo”, ela já começa dando o bom exemplo no sentido de se preocupar com o meio ambiente, a gestão de resíduos, a coleta seletiva e obtenção de licenças legais para operar”, salientou o auditor, frisando que a Casa está apta à certificação e servirá de exemplo para outras empresas e outros Poderes.

O responsável pela Diretoria de Gestão de Tecnologia  de Informação, André Luiz do Carmo, aproveitou, na oportunidade, para agradecer o esforço de toda equipe envolvida no processo do Sistema de Gestão Ambiental, assim como de todos os servidores da Casa Legislativa, que contribuíram para o êxito da Câmara na auditoria externa.

Por sua vez, Wilker Barreto destacou que a certificação da norma ambiental, a exemplo da norma de qualidade ISO 9001:2008, também implantada na Casa Legislativa, é mais um legado positivo que deixa em sua gestão para a cidade de Manaus que, em sua opinião, precisa ter o selo verde de cidade que cuida do meio ambiente.

Como ressaltou Barreto, a ISO 14001 é mais um projeto de sua gestão fruto do esforço, dedicação e vontade política, a exemplo de outras conquistas como a revitalização da Minivila Olímpica do Santo Antonio, entregue no final de junho, parque de informática da CMM atualizado, além dos vários termos de parcerias renovados e inéditos outros órgãos públicos.