Câmara Municipal de Manaus mantém programa de geração de empregos

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) tem sido instrumento no aprendizado e oportunidade profissional para, aproximadamente, 100 estagiários que já passaram pela Casa desde 2015, quando o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), resgatou o programa de estágio com o Centro de Integração, Empresa-Escola (CIEE). Atualmente, a Câmara trabalha com 50 estagiários de nível superior em diversas áreas, entre os quais, tiveram a oportunidade e reconhecimento e, agora, fazem parte do quadro de funcionários.

É o caso das ex-estagiárias, a engenheira de Computação Roseni Silva, do Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI) e da jornalista Eriana Monteiro, do Departamento de Comunicação (Dircom), contratadas em cargo de comissão.

Após cumprir o tempo de estágio em 2016, Eriana Monteiro assumiu, na CMM, o cargo de repórter em 2017. Para a jornalista, o reconhecimento é dar oportunidade para desenvolver suas atividades cada vez melhor na CMM.

“O nosso mercado de trabalho, principalmente, em Manaus, está cada vez mais escasso. Agradeço muito a esta Casa pelo vínculo reconhecido em propiciar a mim esse emprego. A Câmara, sempre que pode, aproveita os estagiários para dar continuidade de suas atividades como profissional”, observou a jornalista.

Após um ano como estagiária, Roseni Santos foi contratada pela Câmara como comissionada, pelos destaque e esforço de seu trabalho no departamento de Informática. “Sempre procurei dar o meu melhor, evoluir e aprender todos os dias. Sou grata pelo reconhecimento”, frisou Roseni Silva.

A conquista de Roseni e Eriana serviu de incentivo para o estagiário Davi Santos, do Arquivo Central da CMM. Davi, que cursa Arquivologia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), destacou que está sendo uma experiência ímpar trabalhar dentro de sua área. “Agradeço ao presidente Wilker Barreto que tem a visão de gestor moderno, quando reconhece e dá oportunidade aos estagiários, aproveitando-os para compor o quadro funcional desta Augusta Casa”, disse o estagiário.

Para o diretor de Recursos Humanos, Silvio Romano, o trabalho do estagiário como porta de entrada para o serviço público tem buscado, cada vez mais, a qualidade nos serviços oferecidos pela Câmara. “Desde junho de 2015 resgatamos o programa de estagiários pela importância dessa primeira oportunidade aos estudantes, que precisam desse espaço para o desenvolvimento profissional, e, assim, galgar uma vaga no mercado de trabalho”, disse Romano.

Dia do Estagiário

Em comemoração ao Dia do Estagiário, celebrado dia 18 de agosto, a Câmara realizou confraternização com todos os estagiários da CMM. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), na Sala dos Vereadores, com a participação dos diretores Casa. Interação, troca de experiência e reconhecimentos marcaram as comemorações da data.

Foto: Alfran Leão – Dircom/CMM