Anúncio Advertisement

Campanha ‘Janeiro Branco’ promove ações dedicadas à conscientização sobre saúde mental

Reprodução/internet

A partir de terça-feira (15), começa uma programação dedicado à conscientização sobre a saúde mental e qualidade emocional de vida. Promovida pela Prefeitura de Manaus, a Campanha ‘Janeiro Branco’ terá como tema neste ano: “Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”. A programação acontecerá até o final do mês nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs).

As ações são organizadas pela Gerência da Rede da Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “A campanha pretende despertar a reflexão sobre a condição psíquica e existencial do indivíduo. A programação, que será voltada para os usuários, servidores e comunidade em geral, fará um alerta sobre a importância do cuidado com saúde mental”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Durante todo o mês de janeiro, as unidades de saúde da Semsa promoverão rodas de conversas e oficinas relacionadas à saúde mental, envolvendo usuários e servidores da rede básica de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e nas UBSs de horário ampliado das 7h às 21h e sábados, das 8h às 12h.

E nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) acontecerão oficinas terapêuticas que abordarão temas relativos à Campanha ‘Janeiro Branco’, destinada aos usuários do serviço e familiares, além de rodas de conversas, destinados aos profissionais deste serviço. 

As pessoas podem colaborar com a Campanha utilizando as redes sociais compartilhando as hastags #vemprasaudemental ou #eusoujaneirobranco e dessa forma apoiar e divulgar as iniciativas do Janeiro Branco a toda população.

Estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, tem crescido o número de pessoas com problemas relativos à saúde mental e saúde emocional. Entre estes problemas, destacam-se os transtornos de ansiedade, esquizofrenia, transtornos alimentares, estresse pós-traumático, somatização, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo e depressão.

Dicas para cuidar bem da sua saúde mental

1 – Tenha uma rotina organizada;

2 – Procure dormir bem e na quantidade ideal;

3 – Faça 30 minutos de exercícios físicos diários;

4 – Passe mais tempo desejando o bem para outras pessoas;

5 – Distancie-se das redes sociais;

6 – Saia da rotina e procure fazer coisas que lhe agradam;

7 – Releve os acontecimentos do dia a dia;

8 – Procure ajuda de um profissional;