Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa reuniu 70 atletas no fim de semana

A Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA) realizou, nesse fim de semana, a 2ª Etapa do Campeonato Amazonense da modalidade, na Quadra de Tênis de Mesa da Vila Olímpica, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. A competição que aconteceu no sábado (28) e domingo (29), reuniu 70 atletas de clubes da capital como La Salle, Associação Manaus, Adalberto Valle, entre outras, e do município de Manacapuru.

De acordo com o presidente da FTMA, Israel Barreto, a qualidade dos competidores tem se elevado a cada evento e isso é muito bom para a modalidade e para as academias participantes. “Ontem tivemos uma quantidade maior de pessoas e hoje temos as disputas de maior peso. Importante ressaltar a participação dos atletas que não são federados, uma vez que nossa intensão é fazer com eles possam conhecer a FTMA, praticar o esporte e se filiar a algum clube. Dessa forma, o esporte só tem a crescer”, disse.

Participaram da competição atletas das categorias pré-mirim (até 11 anos), mirim (12 a 13), infantil (14 e 15), juvenil (16 a 18), juventude (19 a 21), absoluto masculino e feminino, sênior (30 a 39), veterano (a partir de 40 anos), iniciantes A (9 a 14) e iniciantes livres (acima de 15 anos). Os participantes enfrentaram fase de grupos, eliminatórias, oitavas de final, quartas de final, semifinais e final em cada categoria. Os três melhores competidores ganharam medalhas e somaram pontos para o ranking regional.

Dobradinha – Competindo em eventos estaduais, nacionais e internacionais há 27 anos, o educador físico e professor de tênis de mesa, Mário Costa, de 38 anos, conquistou na competição duas medalhas de ouro, nas categorias Sênior e Absoluto. Atleta do clube La Salle, Mário também é professor da modalidade em seu clube e na Associação Manaus.

“Realizei cinco partidas na categoria Absoluto e quatro partidas no Sênior. É uma sensação muito boa poder praticar o esporte que amo e ser vencedor, até porque eu ensino essa modalidade e alguns de meus alunos estavam presentes, então poder mostrar pra eles que a vitória depende do esforço de cada um e que também é importante estar ao lado dos amigos, independente do resultado, é algo fantático”, destacou.

Representação feminina – Com apenas 13 anos de idade, Isabelle Ramirez, do clube La Salle, foi a campeã da categoria Infantil, realizada no sábado e conquistou ainda o ouro na categoria Absoluto, realizada neste domingo. “Comecei a treinar em 2015 com o professor Mário Costa. Treino três vezes na semana no meu clube, La Salle, e duas vezes na Associação Manaus, e são esses treinamentos que me ajudam a desenvolver minhas habilidades no tênis de mesa. Na competição, participei de duas categorias. No Absoluto, enfrentei três boas adversárias, mas graças a Deus consegui a vitória”, disse.