Caos no João Lúcio no final de semana e Wilson Lima curtindo festa em Brasília (ver vídeo)

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o caos que ficou o Hospial João Lúcio (zona Leste) na noite do último sábado (14) por conta da falta de um aparelho de tomografia para realizar a triagem dos feridos. Na mesma noite em que familiares não tinham sequer uma cadeira para sentar e dar conforto àqueles que esperavam atendimento, o nobre Governador Wilson Lima (PSC) e a primeira-dama, Taiana Lima, estavam em Brasília curtindo a festa de casamento da filha do deputado federal Átila Lins (PP), numa das casas de eventos mais badaladas da Asa Sul de Brasília, a Hípica Hall.

A situação de crise no hospital João Lúcio se arrastou também pela manhã do domingo (15) quando um aparelho de Raio-X quebrou e fez os pacientes se amontoarem sem atendimento (veja vídeo no final da matéria). Nesse horário de domingo, de acordo com o gabinete particular do governador, Wilson Lima já estava em Manaus.

Na sexta-feira (13) Wilson Lima viajou a Brasília para uma reunião com os embaixados da Noruega, Alemanha, Reino Unido e França numa tentativa de manter os recursos do Fundo Amazônia. O Radar buscou saber qual a agenda oficial do governador em Brasília na noite de sábado, porém, o gabinete particular de Wilson Lima se limitou a dizer que ele teve “agenda pessoal”, mas não deu detalhes de qual agenda foi essa. 

A “agenda pessoal” do governador foi compartilhada pela primeira-dama em sua conta de Instagram. Veja abaixo o registro de felicidade do casal antes de ir para a igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima.

“Vamos alí rapidinho casar um pessoal”, escreve Tatiana Lima no Instagram (Foto: Arquivo Pessoal)

Luxo
Nas redes sociais de colunistas sociais do Amazonas e de Brasília é possível ver o luxuoso espaço no qual Wilson Lima e a primeira-dama passaram a noite de sábado. Segundo o relato da colunista Paula Santana a noite foi de “drinks elaborados” onde os convidados “se jogaram na pista de dança” e os brindes, é claro, rolaram até altas horas”. Clique aqui e leia o relato completo da colunista. Abaixo uma das mesas de petiscos da noite.

Foto: BRUNO CAVALCANTI

Numa das fotos, o governador está ao lado do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) e do Senador Eduardo Braga (MDB).

Foto: BRUNO CAVALCANTI

VEJA VÍDEO
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) respondeu ao Radar que nenhum paciente deixou de ser atendido, e que nenhum paciente morreu por conta das duas situações. Veja abaixo a nota na íntegra da SUSAM.

A direção do Hospital e Pronto-Socorro João Lucio esclarece tratar-se de uma situação atípica e temporária as imagens divulgadas em vídeo sobre a unidade.

A área mostrada no vídeo é o politrauma, a porta de entrada da urgência e emergência que normalmente tem um fluxo grande de pacientes recebendo os primeiros atendimentos, principalmente no fim de semana. No sábado à noite, houve uma situação atípica depois que o tomógrafo parou de funcionar, o que fez com que em um determinado momento houvesse uma retenção de pacientes. Foi feito contato com o Hospital Adriano Jorge e os pacientes foram levados de ambulância para fazer exames naquela unidade. 

Domingo pela manhã, o Raio X teve problema o que também provocou uma retenção de pacientes no Politrauma. O equipamento  foi recuperado por volta de meio dia. Nenhum paciente deixou de ser atendido e não ocorreu nenhum óbito por conta das duas situações, graças ao empenho de todos os profissionais da unidade.