Carro da Prefeitura de Manaus, com identificação da Justiça Eleitoral sem constar no TRE, é clicado pelo Radar em casas de partidários de Omar e Melo

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

O Radar seguiu, na tarde desse sábado (04) uma picape do tipo L200 Tryton, de placa NOY 4082, com identificação no vidro traseiro, a direita, onde estava escrito: “Poder Judiciário. Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Juízo da 62ª Zona Eleitoral”. O papel fixado no carro traz o brasão do Poder Judiciário e em letras garrafais: “Justiça Eleitoral. Trânsito Livre”. A decisão da reportagem do Radar em seguir o veículo foi para ver se haveria algum trabalho de fiscalização, já que equipes do TRE vãos as ruas verificar a veracidade de denúncias sobre irregularidades eleitorais.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

O Radar mirou no que viu e acertou no que não viu, e nem jamais poderia imaginar que aí começaria uma estória grotesca. A equipe começou seu estranhamento com a situação por ver que nas duas portas dianteiras do veículo pedaços de plástico preto, com as pontas fixadas por fita adesivas, cobriam algum tipo de identificação que haveria no veículo.
dealhe1 omarMas o que era estranhamento passou a ser suspeição quando a picape parou em frente a casa 990, da rua 47, do conjunto 31 de Março, no bairro do Japiim , onde havia banners do candidato ao Senado, o ex-governador, Omar Aziz (PSD), e do vereador evangélico e candidato a deputado estadual Walfran Torres (PTC). Outro veículo, estacionado em frente à residência estava com vários adesivos de “90 Neles”, material de propaganda política do governador e candidato à reeleição José Melo (PROS). Ficamos a distância e captamos a imagem de um homem que se aproximou da janela do motorista segurando uma caixa. Ele vira de costas para o nosso carro como a esconder o que está fazendo, mas dá para notar que ele segura a caixa com uma das mãos e com a outra entrega algo que está dentro da caixa para o motorista.

dealhe3

Clique na imagem para ampliar

Tentamos continuar seguindo a picape que para no sinal, mas outros motoristas dão passagem para o veículo, visivelmente por ter visto a identificação da Justiça eleitoral. Ficamos presos no trânsito, mas continuamos tentando seguir o itinerário que nos pareceu que a picape teria feito. Enquanto isso começamos uma investigação e através de fontes do Radar, descobrimos pela placa do carro (NOY 4082) se tratar de um veículo da Prefeitura de Manaus, que está lotado na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Essa seria a identificação que está nas portas dianteiras e que foi coberta com plástico. Ainda pensamos que poderíamos estar suspeitando de forma precipitada porque somos sabedores que, muitas vezes, por falta de veículos para a fiscalização, o Poder judiciário requisita veículos de outros Poderes para ficarem à disposição da Justiça Eleitoral. Então checamos essa possibilidade. Mas pelo que apuramos esse veículo não consta no TRE como veículo requisitado da Prefeitura de Manaus .

Depois de muito rodar conseguimos localizar a picape novamente, no início da noite, no mesmo conjunto, 31 de março, na rua 48, em frente a casa 1022, parada no escuro, embaixo de uma árvore. Ficamos com o carro à distância e transitamos pela rua a pé como se estivéssemos passando pelo local. Aí deu pra tirar uma foto do papel fixado no vidro onde conseguimos visualizar que é da 62 ª Zona Eleitoral, que fica localizada segundo o site do TRE na Avenida André Araújo nº 200, Aleixo, cujo Juiz Eleitoral é Ronnie Frank Torres Stone. Mas,o papel fixado no vidro da picape não está assinado pelo juiz eleitoral, mas tão somente pelo chefe do cartório, José Eisenhower de Sousa Dias. (Any Margareth)

doc 1