Casa do Livro traz lançamentos de edições da Academia Amazonense de Letras

CAPA_Ensaios filoso¦üficos

A sessão de lançamentos da Casa do Livro programada para a manhã desta quarta-feira, 02, a partir das 10h, contará com a presença de autores com larga experiência nas diversas vertentes das ciências humanas.

“Ensaios Ligeiros”, do dramaturgo, crítico e poeta Zemaria Pinto; “Ensaios Filosóficos”, da professora e historiadora Rosa Mendonça de Brito, e “Fantasias de Bizâncio e Outros Poemas”, do promotor e doutor em Teoria Literária Newton Sabbá Guimarães fornecem uma amostra da rica produção intelectual realizada no norte do país. As obras fazem parte da Coleção Pensamento Amazônico-Série André Araújo, com títulos editados pela Academia Amazonense de Letras.

A sessão de lançamentos integra a programação do projeto “Amazonas de Todas As Artes”, iniciativa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com o objetivo de oferecer quase mil atividades culturais no período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

“Ensaios Ligeiros” compila artigos publicados em jornais como Amazonas Em Tempo, O Nordeste e O Pão, ambos sediados em Fortaleza; textos de apresentação de livros; entrevistas como referências da literatura amazonense como Thiago de Melo e Luiz Bacellar, além de resenhas de espetáculos teatrais e outras apresentadas no programa “Em Cena”, da TV Cultura.

Aliando poesia e erudição, os dez pequenos poemas de “Fantasia de Bizâncio” foram escritos durante andanças realizadas há mais de vinte anos em países como França e Alemanha. Apaixonado pela arte da tradução, Newton Sabbá Guimarães já verteu para o português autores como o alemão Johann Wolfgang von Goethe e o grego Konstantínos Kaváfis.

Já “Ensaios” reúne onze temas escritos a partir da década de 1980 e publicados nas revistas “Ciências Humanas”, da Universidade Gama Filho (RJ); “Convivium”, publicada pela editora homônima sediada em São Paulo; e “Amazônida”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A Casa do Livro faz parte do conjunto de atividades desenvolvidas pelo programa “Mania de Ler”, que tem como objetivo de despertar o hábito da leitura e incentivar a circulação e o contato com os escritores locais.

Para mais informações sobre as ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acessefacebook.com/culturadoamazonas e visite o novo Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.

CAPA_Ensaios ligeiros