Casarão de Ideias oferece curso gratuito para “Cineastas em Formação”

Interessados em aprender mais sobre o universo cinematográfico têm até o dia 3 de agosto para se inscreverem no curso “Cineastas em Formação”, promovido pelo Casarão de Ideias. O projeto foi um dos contemplados no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017, da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link: bit.ly/cineastasformacao.

As aulas acontecerão no próprio Casarão de Ideias, que fica localizado na rua Barroso, 279, Centro, durante oito semanas, sempre no período da manhã, de 9h às 12h, divididas em duas turmas de 15 pessoas. A primeira turma terá aulas às segundas e quartas-feiras, e a segunda turma às terças e quintas.

O curso será ministrado pelo produtor audiovisual Walter Fernandes Jr., que vai abordar temas como: História do Cinema, Linguagem Cinematográfica, Análise de Filme, Roteiro, Decupagem, entre outros. Ao final, os alunos também produzirão um curta-metragem.

As aulas serão realizadas mesclando a teoria e a prática, com a intenção de que o aluno identifique a parte teórica como essencial para a realização do produto.

“O objetivo é conseguir formar equipes capacitadas para trabalhar na produção cinematográfica em diversos setores. O audiovisual é um mercado que abrange cada vez mais o nosso cotidiano e existe uma carência na formação intelectual e profissional voltada para a área do audiovisual”, pontuou Walter, frisando que o curso pretende revelar novos talentos para serem mais preparados e criativos.

Walter Fernandes Jr.é natural do Rio de Janeiro e com formação em Publicidade e Cinema, Walter Fernandes Jr. participa como instrutor de oficinas voltadas para a área de cinema desde 2002. No Rio, participou dos projetos Cinemaneiro e Cinema Brasil, que tinham como foco os jovens de comunidades carentes. Já em Manaus, participou como instrutor do projeto Pipoca em Cena e de outras oficinas promovidas pelo Casarão de Ideias.