Casos de covid-19 disparam e Amazonas registra 1.219 novos casos em 24h

Desse total, 1.026 só em Manaus; o aumento representa um crescimento de 432% em relação ao dia anterior

Foto: Rafa Braga

O Amazonas confirmou 1.219 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, somente em Manaus foram 1.026 novos casos, o que representa um aumento de 432% em relação ao dia anterior. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, através de suas redes sociais.

Segundo o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o total de casos confirmados da doença no Estado chegou a 437.197. Além disso, foi confirmado também uma morte pela doença, elevando para 13.850 o total de óbitos.

Em sua publicação, Samad diz que a rede pública está preparada, porém, faz um apelo para que a população contribua na diminuição do número de casos de Covid-19.

“Todos podem ajudar evitando aglomerações. Evite festas, pois esse não é momento de comemorar nada. Use máscara e lave as mãos com frequência e, se não puder, use álcool gel.”, disse o secretário.

Os números de casos de Covid-19 no Amazonas estão crescendo descontroladamente, o boletim da Covid de ontem (10) havia confirmado 229 novos casos, ou seja, o número registrado hoje é fora do comum e se iguala a quantidade de casos quando o Amazonas enfrentava o pico da doença neste mesmo período de janeiro do ano passado.

Internações

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus há 96 pacientes, sendo 61 em leitos clínicos (8 na rede privada e 53 na rede pública), 34 em UTI (5 na rede privada e 29 na rede pública) e 1 em sala vermelha.

Há ainda outros 10 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 7 estão em leitos clínicos na rede privada, 3 estão em UTI (1 na rede privada e 2 na rede pública).

No boletim consta, também, que há outros 34 pacientes internados em leitos clínicos com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

UBSs lotadas 

A reportagem do Radar visitou quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta terça-feira (11) e constatou que a realidade é semelhante dos Serviços de Pronto Atendimento (SPA). Os pacientes relataram a reportagem problemas como: demora no atendimento e falta de testagem.