Catadores fornecerão sacos reciclados para o Município

Foto: Marinho Ramos/Semcom

Em uma parceria pioneira com a Prefeitura de Manaus, a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa) vai fornecer, por meio de contrato, sacos plásticos 100% reciclados para a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a partir dos resíduos coletados nas ruas da capital. Nesse primeiro momento, o contrato firmado entre a Semulsp e a Arpa tem um cronograma de entrega para seis meses, com um total de 70 mil sacos Ecoforte por mês.

Atualmente, a Prefeitura de Manaus apoia mais de 200 catadores, inseridos em 17 associações, que dividem os sete galpões viabilizados pelo município desde 2014.

Fabricado a partir de materiais catados nas ruas, eventos e domicílios locais, os sacos Ecoforte, são 100% recicláveis e já concorrem no mercado local. A produção gira em torno de 20 milheiros por dia, resultando em uma produção de 400 milheiros por mês. Os sacos podem ser encontrados em grandes redes varejistas e comércios menores.

“É uma nova era para os catadores. Poder empreender, agregar valor aos materiais e gerar renda para nossos membros é muito gratificante”, disse o associado da Arpa, Raul Lima.

O produto da Associação também faz parte do projeto “Manaus Mais Empreendedora”, da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).