Concursos para PM e Bombeiros poderão ser realizados através de emenda à LDO apresentada na Aleam

Foto: divulgação SSP-AM

Tendo em vista que o Governo do Amazonas não promove um concurso público da Polícia Militar há 10 anos, uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 foi apresentada pelo deputado Roberto Cidade (PV) para que sejam realizados concursos públicos para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. (ver emenda apresentada no final da matéria)

Segundo o parlamentar, o déficit no efetivo do sistema de segurança do Estado é um problema antigo acentuado nos últimos dias, quando uma facção criminosa promoveu ataques a patrimônios públicos na capital e no interior; e foi necessário o auxílio da Força Nacional para conter a ação dos criminosos.

“A Polícia Militar não faz concurso público há muito tempo. Muitas cidades do interior, infelizmente, não têm policiamento suficiente para suprir a demanda da população. Da mesma maneira, o Corpo de Bombeiros não realiza concurso público desde o ano de 2010. A emenda é para que o recurso seja especificado na Lei Orçamentária e o Estado obrigatoriamente promova o concurso”, destacou.

A previsão de orçamento do Estado para o exercício de 2022 é de R$ 21,7 bilhões, segundo a LDO enviada pelo Governo do Amazonas ao parlamento no último dia 31 de maio. Os deputados têm até a próxima quarta-feira (30) para apresentarem suas emendas ao orçamento.

Veja o documento da Emenda na íntegra