Central de reciclagem para eletroeletrônicos e eletrodomésticos é inaugurada em Manaus (ver vídeo)

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ressaltou que os eletrodomésticos e eletroeletrônicos terão o destino final correto

eletrodomesticos reciclagem

Foto: João Paulo Castro/Radar Amazônico

Foi inaugurada nesta quarta-feira (29), em Manaus, a primeira Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos da região Norte do país. A base vai trabalhar a reciclagem dos respectivos itens e funcionará na sede da Associação de Catadores de Recicláveis do Amazonas (Ascarman), situada na rua Helena Cardoso, bairro Santa Etelvina, zona Norte da capital.

Além da inauguração, foi realizada a assinatura de um termo de cooperação para viabilizar a destinação final correta de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados na capital amazonense.

Em pronunciamento, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a prefeitura está trabalhando com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) para tirar os lixos das ruas da capital.

“Vamos tentar diminuir a quantidade de entulhos jogados pelas indústrias de componentes nos igarapés, chegando nos nossos leitos. A prefeitura dá um passo importante. Montamos toda uma política de conscientização ambiental. Queremos ser uma cidade ecologicamente correta. Somos a maior cidade da Amazônia e precisamos dar esse exemplo para o mundo”, disse.

Vale ressaltar que a logística reversa é uma área da logística que trata do fluxo dos materiais que compõem os produtos, desde o ponto de origem, normalmente da fábrica, até o destino final, após o consumo, garantindo destinação ambientalmente adequada.

eletrodomesticos

Foto: Geovani Leite/Radar Amazônico

Preservação dos igarapés

Com o objetivo de preservar os igarapés de Manaus, a prefeitura vem trabalhando pelo sistema de coleta agendada para recolher eletrodomésticos e eletroeletrônicos velhos. O morador pode acionar os trabalhadores da Semulsp por meio do número (92) 98415-9563 ou 98459-5618.

O titular da Semulsp, Sabá Reis, destacou ao Radar Amazônico que a inauguração da Central de Logística vai reforçar os trabalhos de preservação dos igarapés da capital amazonense.

“Este trabalho é o primeiro a ser implantado no Norte do país, isso vai nos dar tranquilidade para que esse os eletroeletrônicos não sejam despejados nos igarapés, agora eles terão uma destinação correta. Isso vai nos ajudar a continuar nossa luta para recuperar os igarapés e dar uma alternativa de renda que vão trabalhar nessa logística reversa”, falou.

De acordo com a Semulsp, diversos eletroeletrônicos e eletrodomésticos têm tido como destinação final os rios e igarapés de Manaus, parte das mais de 27 mil toneladas que são retiradas diariamente dos igarapés, e dos R$ 30 milhões por mês gastos pela prefeitura.

Confira a live do Radar Amazônico

Manaus recebe o primeiro centro reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Manaus recebe o primeiro centro reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Posted by Radar Amazônico on Wednesday, September 29, 2021