Centro de testagem da Covid montado pela Prefeitura causa aglomeração e expõe a população ao risco de contaminação (ver vídeos)

O local teve movimentação extensa e ocasionou uma fila quilométrica fora do shopping

No mesmo dia em que a Prefeitura de Manaus abriu o Centro de Testagem para Covid-19 no Studio 5, o local registrou uma intensa movimentação. As imagens feitas pelo Radar, mostram uma enorme fila de pessoas que procuram por testes. Apesar da maioria estar de máscara, não havia distanciamento entre as pessoas. (veja live no final da matéria).

A cena demonstra o fato de que a cidade de Manaus deveria ter mais pontos de testagens como este para suprir a demanda. E comprova que muitas UBSs não estão em seu funcionamento regular, pois a reportagem questionou a população do lado de fora, e muitos disseram vir de várias áreas de Manaus após não conseguirem fazer o seu exame em seu bairro.

Apesar disso, muitas pessoas que foram até o local para fazer a testagem acabaram desistindo por conta da longa espera.

“Sem condições. vai escurecer e não vamos nem entrar na triagem”, disse uma das mulheres que estava no local e desistiu da testagem ao ver a grande fila.

Uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contou a reportagem que há 15 servidores fazendo testes no local. O local tinha aproximadamente 600 pessoas.

Flurona

A cena de aglomeração em um shopping, sem circulação de ar, causa risco de mais contaminação levando em consideração que a cidade de Manaus já registrou seis casos de Flurona – dupla infecção de influenza e Covid-19.

UBSs sem testes

O Centro de Testagem foi aberto após o Radar denunciar nessa terça-feira (11),  que Unidades Básicas de Saúde não estavam disponibilizando testes para Covid-19, além de apresentar superlotação nas unidades. O reportagem foi em cinco UBSs e nenhuma disponibilizou a testagem.

No centro de testagem do Studio 5 haviam pessoas de diferentes zonas da capital que não conseguiram fazer o exame em seus bairros. Se as UBSs estivem funcionando como deveriam, a população não iria se aglomerar e se expor à contaminação no Studio 5.