Centros municipais recebem veículos para combater abandono escolar

Os Centros Municipais de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasps) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberam, nessa quinta-feira (6), mais quatro veículos para atender e resgatar em tempo hábil alunos que abandonaram a escola.

Com os novos veículos, as visitas que eram realizadas semanalmente agora poderão ser diárias. Um dos quatro carros recebidos pelo Centro é uma caminhonete com tração nas quatro rodas para facilitar as visitas em escolas ribeirinhas.

A entrega aconteceu na Subsecretaria de Infraestrutura e Logística (SSIL), no bairro Flores, zona Centro-Sul. Para garantir que os números de evasão caiam além da entrega dos carros será intensificado o trabalho de visita às famílias vulneráveis. Os quatro polos dos Cemasps atendem todas as zonas da cidade atuando junto às 498 escolas administradas pela Prefeitura de Manaus.

“Nós estávamos lutando para equipar da melhor forma os Centros, que realizam um trabalho fundamental, nos levando a diminuição  da evasão escolar nos últimos quatro anos, como nos determinou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Com os carros, poderemos apoiar melhor as famílias vulneráveis, mostrando que o trabalho dos Cemasps vai muito além da educação e a Prefeitura de Manaus tem se destacado no Brasil por contas dessas ações”, disse a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

O trabalho será feito através de ações pedagógicas, psicológicas, sociais e fonoaudiológicas, combatendo o abandono escolar e realizando orientação familiar, dando suporte aos educadores no processo de ensino e aprendizagem.

Cemasps

A Semed possui quatro polos do Cemasp, que atendem todas as zonas da cidade, atuando diretamente nas 498 escolas da rede municipal de ensino, trabalhando no resgate dos alunos infrequentes, por meio de ações pedagógicas, psicológicas, sociais e fonoaudiológicas, combatendo o abandono escolar e realizando orientação familiar, dando suporte aos educadores no processo de ensino e aprendizagem.

Em relação à taxa de abandono, nos últimos quatro anos, a rede obteve queda de 77% no índice, que saiu de 5,4% em 2012 e chegou a 1,2% em 2017. Nos últimos 18 anos, de acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), a rede municipal de ensino de Manaus nunca obteve um índice de abandono escolar tão baixo.