Anúncio Advertisement

Cerca de 234 mil animais devem ser imunizados durante a campanha antirrábica em Manaus

Cerca de 234.329 animais devem ser imunizados na capital amazonense durante a Campanha de Vacinação Antirrábica lançada nessa quinta-feira (13), pela Prefeitura de Manaus. Ao todo, devem ser imunizados 170.421 cães e 63.908 gatos da zona urbana da cidade. Na zona rural, a campanha já foi encerrada com a vacinação de 12.606 animais.

O lançamento foi realizado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, e pelo secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, na unidade móvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) posicionada no Shopping Phelippe Daou, na zona Leste. A ação contou, ainda, com a presença da vereadora e deputada estadual eleita Joana D’arc.

“A Prefeitura de Manaus tem cumprido o seu papel de promover ações de saúde para a população, bem como aos animais. Podemos observar que a cidade cresceu muito desde 2013, quando o prefeito Arthur Virgílio Neto assumiu, e vamos continuar avançando. Não podemos permitir que os animais sejam maltratados e nem abandonados. Por isso, estamos trabalhando em conjunto com o legislativo”, disse Arthur Bisneto.

Vacinação

A metodologia de trabalho da campanha será a mesma de anos anteriores, com as equipes de vacinadores fazendo visita de casa em casa. O CCZ mantém a vacina antirrábica para cães e gatos disponível durante todo o ano. A campanha é mais uma estratégia para garantir que a população animal de Manaus seja imunizada de maneira ampla, facilitando o acesso ao serviço.

A campanha será executada por 175 vacinadores, contratados por meio de Processo Seletivo, que estarão em atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Podem ser vacinados cães e gatos com mais de 90 dias de vida e que apresentem boas condições de saúde. A vacina antirrábica tem validade de um ano e faz parte das ações de vigilância, prevenção e controle de zoonoses que a Prefeitura de Manaus desenvolve na rotina de serviços do CCZ.

Caso os proprietários não estejam em casa no momento da visita dos vacinadores, poderão procurar a vacina nos postos fixos. Um deles está instalado na própria sede do CCZ, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste, e o outro na unidade móvel estacionada no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, Jorge Teixeira, zona Leste. Os dois postos fixos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h às 11h30.