Cinco novos parques da juventude serão entregues até o final deste ano

Cinco novos parques da juventude em áreas verdes de conjuntos habitacionais da cidade serão entregues até o final deste ano. Os parques têm a finalidade de promover a requalificação socioambiental dos espaços e a melhoria da qualidade de vida dos moradores do entorno.

As equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) estiveram visitando as obras de dois desses futuros parques, nos conjuntos Monte Sinai, bairro Manoa, na zona Norte, e dos Subtenentes e Sargentos, Flores, zona Centro-Sul. O objetivo da visita foi o de inspecionar os trabalhos, executados pelas empresas RD Engenharia e Morar Mais, por meio de compensação ambiental.

O projeto dos dois parques conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, uma área de convivência, novo paisagismo e iluminação em LED, bem como a recuperação ambiental dos espaços por meio do plantio de mudas.

Além dessas duas áreas verdes, será implantado também, mediante compensação ambiental, o parque da juventude na área verde do Conjunto Hileia 2, no bairro Redenção, zona Oeste; nos conjuntos Colina do Aleixo e no Novo Aleixo, ambos na zona Norte; e no Jardim Primavera, no Parque Dez, zona Centro-Sul.

As obras estão também integram o Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus, desenvolvido pela Unidade Executora de Projetos (UEP) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com recursos oriundos do antigo Ministério das Cidades e financiamento da Caixa Econômica Federal. Duas das intervenções ficam situadas no entorno imediato do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu e visam à proteção das margens do igarapé.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Junior, destacou a importância do projeto para a valorização das áreas protegidas municipais. “Com a entrega dos novos parques, completaremos 11 parques da juventude dentro do projeto do prefeito Arthur Virgílio Neto de revitalizar as áreas verdes e trazê-las para o convívio da população, juntamente com equipamentos solicitados pelos moradores, como pistas de caminhada, academia ao ar livre, iluminação de LED, fazendo com que o espaço protegido passe a integrar o dia a dia das pessoas e as levem a proteger a área, assim como usufruir dela com um cuidado diferenciado”, afirmou.

O representante do Movimento Comunitário União Monte Vale, Valber Oliveira, destacou a importância da obra para a comunidade. “Lutamos muito para conquistar esse espaço para nossa comunidade. Após essa parceria com a prefeitura e a iniciativa privada, os moradores do Monte Sinai vão ganhar uma área renovada e poderão utilizá-la com muito mais frequência”, comemorou.

(*) Com informações da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos