Cine Clube exibirá curtas-metragens de família de cineastas

Curtas-metragens dos cineastas Moacy Freitas, Jairo Freitas e Alice Freitas serão exibidos no Cine Teatro Guarany, na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, neste sábado (6), a partir das 18h. A programação faz parte do Cine Clube de Arte e tem entrada gratuita.

No total, serão 15 curtas-metragens que abordam diversos temas, inclusive de cunho educativo e de conscientização ambiental. Serão exibidos “Confluência Passional” (3min37seg), “Podres Poderes” (1min24seg), “Legado Hereditário” (1min20seg), “Maldito Frango” (1min20seg), “Renascendo a Cada Dia” (6min01seg), “Armadilhas da Vida” (1min20seg), “Arte de Jogar” (3min48seg), “O Dentista” (1min20seg), “Sonhos e Pesadelos” (6min02seg), “Gertrudes” (1min20seg), “Prezepopéia de Dona Cléia” (1min20seg), “A Fila” (1min35seg), “Hoje é Teu Dia” (1min20seg), “Amor ao Próximo” (16min50seg) e “Se Não…” (15min27seg).

A expectativa de Moacy, pai de Jairo e Alice, para a mostra é que o público compareça para assistir aos filmes e entender a intenção do apelo em suas obras. “Na Fila”, por exemplo, retrata a saga de Jairo Freitas por um transplante de fígado, mostrando a vida de uma pessoa que necessita de um transplante, enfrentando incertezas e barreiras na fila de espera. Na busca por um doador, Jairo viajou para Fortaleza e lá apresentou o filme na TV Verdes Mares e em hospitais da região.

O patriarca da família de cineastas tem 77 anos e relata que foi graças a seus filhos, Jairo e Alice, que se interessou pelo cinema. “Fui levar minha filha para fazer uma oficina de cinema e acabei ficando. O desafio de contar uma boa história em um minuto foi o que me motivou. E foi assim que nós três entramos para a Amacine (Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas)”.