Cine Set abre inscrições para curso ‘Teoria e Prática do Roteiro’

Estão abertas as inscrições para o curso ‘Teoria e Prática do Roteiro’ do site de cinema amazonense Cine Set. As aulas serão realizadas em cinco sábados, de 12 de janeiro a 9 de fevereiro, das 9h às 12h. O curso será ministrado no Rede Espaços Inteligentes, localizado na Rua Nova Prata (antiga Rio Juruá), 265, Vieiralves.

O curso vai abranger os seguintes conceitos: narrativa; conceitos de tempo e realismo na história; divisão em três atos; protagonista, antagonista e conflito; relação entre protagonista e público; a história e seus conceitos; estudos de caso; problemas de roteiro; a tarefa do roteirista; e pensando além do roteiro.

Para se inscrever, o interessado deve mandar e-mail para cinesetufam@gmail.com, com o assunto ‘Vaga Curso de Roteiro’. O valor total é de R$ 180, mas, caso o interessado se inscreva junto com uma outra pessoa, a inscrição sai por R$ 150 para cada uma. Haverá emissão de certificado de 15 horas para os participantes.

O facilitador do curso será o jornalista e crítico do Cine Set Ivanildo Pereira. Segundo ele, a nova edição do ‘Teoria e Prática do Roteiro’ vai trazer mais conteúdo e será novamente direcionada tanto para espectadores e fãs de cinema que queiram somente aprender um pouco mais sobre a análise de roteiros dos seus filmes preferidos, quanto para quem quer se aventurar na produção audiovisual, criando seus próprios curtas.

“A primeira edição do curso, realizada em maio de 2018, foi bem-sucedida e resolvemos repetir a iniciativa, agora com mais horas de aula e possibilidades de exercícios práticos, que é o que nossos inscritos terão a oportunidade de realizar, além da teoria. Vamos fugir um pouco daquelas fórmulas fáceis de autores que dizem saber tudo sobre escrever roteiros de sucesso, e vamos nos concentrar mais na concepção, no artesanato da escrita, no ato de colocar as ideias no papel e no que um bom roteiro de cinema precisa ter”, afirmou Ivanildo.