Cine Teatro Guarany exibe mostra de cinema sobre a Colômbia

A partir dessa segunda-feira (19), fãs da sétima arte poderão conferir a Mostra de Cinema Colombiano, que acontecerá no Cine Teatro Guarany, centro de Manaus. O público poderá conferir filmes e documentários que abordam a cultura, história e paisagens do país. As exibições seguem até sexta (23), sempre às 19h e entrada gratuita.

No primeiro dia de evento, será exibido o documentário “O silêncio dos fuzis” (2017), de Nathalia Orozco, que mostra a reunião do presidente colombiano José Manuel Santos com o líder guerrilheiro das FARC, Timochenko, para negociar o processo de paz na Colômbia.

Na terça-feira (20), será a vez de “Mateo” (2014), de Maria Gamboa, que conta a história de um jovem de 16 anos que extorque dinheiro de lojistas em Barrancabermeja em nome do tio, um chefe de gangue local. Ele usa seu pagamento para ajudar sua mãe, que aceita o dinheiro sujo por necessidade. Para provar seu valor, Mateo concorda em se infiltrar num grupo teatral para desvendar as atividades políticas de seus membros. A classificação indicativa é para maiores de 12 anos.

Já o filme de quarta-feira (21) será “Mamá” (2015), do diretor Phillipe van Hissenhoven. Na trama, Victoria, uma mulher independente e reservada, recebe uma visita inesperada de sua filha Sara, com quem não tem falado por algum tempo e que pede para que cuide por alguns dias de sua neta Nicole, de sete anos de idade. Este favor vai mudar sua vida e sua rotina, pois Nicole chega com uma energia renovadora e pouco a pouco conquista o amor da avó.

“De amor e outros demônios” (2009), de Hilda Hidalgo, será exibido na quinta-feira (22), e é recomendado para maiores de 18 anos. É baseado no romance escrito por Gabriel García Márquez em 1994. A história se passa no cenário sombrio do período colonial em Cartagena das Índias, na Colômbia, onde uma jovem da aristocracia espanhola de 13 anos chamada Sierva María (Eliza Triana) quer saber como é o sabor dos beijos, e acaba mantendo um relacionamento amoroso escondido de todos, culminando em um desfecho trágico.

Encerrando o evento na sexta-feira (23), o documentário “Colômbia, magia selvagem” (2015), de Mike Slee, mostrará parte da biodiversidade da Colômbia em uma narrativa que apresenta lugares contrastantes como as profundezas do Oceano Pacífico na Ilha de Malpelo, a chegada de baleias jubarte a cada ano ao Parque Nacional Ensenada de Utría no Chocó, os traços da Cidade Perdida na Sierra Nevada de Santa Marta, o voo do condor no Parque Natural Nacional El Cocuy, a Amazônia, as Ilhas Providência, entre outros lugares e animais do país.

A Mostra é organizada pelo Consulado da Colômbia em Manaus e conta com o apoio do Governo Amazonino Mendes, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Serviço

O quê: Mostra de Cinema Colombiano.

Quando: Segunda (19) a sexta-feira (23), às 19h.

Onde: Av. Sete de Setembro, nº 1546 – Centro, anexo a Vila Ninita).

Acesso: Gratuito.