Cine Teatro Guarany reabre com exibição de curtas e longas-metragens e entrada gratuita

O Cine Teatro Guarany, localizado na Avenida Sete de Setembro, anexo ao Palácio Rio Negro, reabrirá nos dias 15 e 19 de setembro, com a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico – Cinefantasy, com entrada gratuita e agendamento por meio do Portal da Cultura.

Com apresentações de curtas e longas-metragens, o local funcionará com 50% da capacidade (48 lugares) e com protocolos de segurança em prevenção à Covid-19, como totens de álcool em gel, aferição de temperatura na entrada e distanciamento social demarcado entre as cadeiras. O uso de máscara será obrigatório para entrar no local.

O evento

A programação do Cinefantasy incluirá produções inéditas do Brasil e de diversos países. A maior parte da programação será no Cineteatro Guarany, mas o encerramento será realizado no Teatro Amazonas.
Serão cinco filmes de longa-metragem: uma estreia mundial brasileira; uma obra da Alemanha em primeira exibição na América Latina; um filme argentino em première brasileira; uma obra dos Estados Unidos em primeira exibição latino-americana; e um filme uruguaio em première nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O festival também terá cinco sessões com mostras de curtas-metragens.

Por conta da pandemia de Covid-19, a 10ª edição do Cinefantasy ocorrerá em formato híbrido: será totalmente on-line para todo o Brasil pela plataforma Petra Belas Artes à La Carte, oferecendo 140 filmes, e no formato presencial drive-in nas cidades de São Paulo e Fortaleza. Manaus, por conta da reabertura de espaços culturais, será a única capital do País a ter o festival em formato presencial.

“Construímos uma edição híbrida que dilui fronteiras e possibilita que espectadores de todo o Brasil possam conhecer a multiplicidade dos filmes que oferecemos, mas Manaus recebe uma seleção especial do festival para exibição presencial segura, e nos sentimos honrados em ter o esplendoroso Teatro Amazonas como palco de encerramento”, declara a diretora do festival, Monica Trigo.

Programação

As mostras de curtas-metragens do Cinefantasy, no Cineteatro Guarany, acontecem de 15 a 19 de setembro, das 15h às 17h, e no dia 19, das 10h ao meio-dia. Já a exibição de longas-metragens acontecerá de 15 a 18 de setembro, das 18h às 20h.

O encerramento do festival será realizado no Teatro Amazonas, no dia 19, às 20h, com exibição do longa-metragem em pré-estreia mundial “O Cemitério das Almas Perdidas”, do diretor capixaba Rodrigo Aragão, consagrado internacionalmente por suas obras de horror.

Para conferir a programação completa e agendar uma vaga para o evento basta acessar o Portal da Cultura ). Para conhecer mais sobre os filmes e o festival, acesse o site do evento (cinefantasy.com.br).