Claro terá 90 dias para melhorar telefonia e Internet de Humaitá

Somente a empresa de telefone Claro assinou uma Carta de Intenções durante audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam), na Câmara Municipal de Humaitá, onde se comprometeu, num prazo de 90 dias, a apresentar um plano de medidas para melhorar a qualidade de serviços no município. As empresas Oi, Vivo e TIM justificaram o não comparecimento.

Entre as reclamações registradas estão as constantes interrupções prolongadas no fornecimento de dados e acessos de internet; prestação deficitária da cobertura 2G, 3G e 4G; e cobranças indevidas.

“Ouvimos os relatos da população e estamos cobrando melhorias dos serviços das operadoras. Firmamos um acordo no qual as empresas terão um prazo para apresentar um plano de ação com soluções para os problemas apresentados, indicando medidas a serem implementadas acerca das reclamações registradas nesta audiência”, explicou o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (Republicanos), ao acrescentar que a Comissão irá acompanhar todo esse processo a fim de que o acordo seja cumprido.

Sem acordo

As empresas Amazonas Energia e VPower Telemenia se recusaram a assumir compromisso para evitar os sucessivos apagões registrados na cidade de Humaitá. Segundo o presidente da CDC/Aleam, a recusa será informada à DPE-AM e ao Ministério Público do Estado (MP-AM), e será incluído na Ação Civil Pública impetrada pela Força-tarefa do Consumidor.

“Infelizmente as empresas, ambas responsáveis pelo fornecimento de energia em Humaitá, se negaram a firmar um acordo para solucionar o problema o quanto antes. Diante disso, estamos enviando esse documento à Defensoria e ao MP, que o incluirão na ação movida pela força-tarefa. As empresas têm de dar uma satisfação à sociedade e, acima de tudo, garantir o fornecimento ininterrupto de energia. Nosso dever é cobrar uma melhor prestação de serviço”, afirmou o deputado.

*Com informações da assessoria