CMM dá início às auditorias para atualização das normas da Qualidade e Ambiental

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu início, nessa segunda-feira (23), à auditoria externa para a certificação da transição do Sistema de Gestão Integrado (SGA) das normas da Qualidade (ISO 9001:2008) e Ambiental (ISO: 14001: 2004), para as versões 9001:2015 e 14001:2015, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A abertura para as auditorias na Casa Legislativa ocorreu na manhã desta segunda, na Sala dos Vereadores, e contou com a presença do auditor líder do Registro Italiano Naval (Rina-Brasil), José Brito Guimarães, empresa certificadora, da diretora geral da CMM, Mirlene Magalhães e demais diretores do órgão.

De acordo com o auditor líder, todas as empresas e órgãos certificados tanto na ISO 9001, quanto na ISO 14001 devem migrar para a nova versão, no máximo até 15 de setembro de 2018. “A Câmara Municipal de Manaus se antecipa e já passa pelo processo esta semana”, destacou Brito.

Além das abordagens tradicionais sobre o cumprimento dos processos, a manutenção dos registros e as ocorrências das atividades, conforme procedimentos internos e normas regulamentadoras, a grande novidade são os tópicos que vêm com a nova versão, como as abordagens do contexto organizacional, planejamento estratégico por parte da direção e a gestão do sistema e os fatores de risco, como explicou o auditor.

“As abordagens para a ISO 9001 serão basicamente sobre a gestão de risco, que dentro da instituição proporciona a confiabilidade dos processos e continuidade de operações, além da prevenção de risco da imagem da organização no que diz respeito aos serviços oferecidos. O mesmo foco serve também para a ISO 14001. A partir de então as duas normas estarão alinhadas com os mesmos números de requisitos, com pequenas diferenças”, completou o auditor.

Conforme o plano de auditoria na CMM, nesta segunda e terça-feira (24) será auditado o setor de Gestão Estratégica (planejamento e controle) sobre os objetivos e metas, monitoramento, medição, análise, ações corretivas/preventivas, e preparação e respostas à emergência.

Ainda, na terça-feira, o auditor líder passará pela área externa da CMM fiscalizando a Central e Resíduos, a Estação de Tratamento e Esgoto (ETE) e pátios. No dia, serão auditados os setores de Aquisição, Protocolo e Ouvidoria.

Já no dia 25 (quarta-feira), a auditoria passa pelos departamentos de Processo Legislativo, Gabinetes e Comunicação Social (Diretoria de Comunicação).

As auditorias continuam até o dia 26 (quinta-feira) no setor de Engenharia, Transporte, Recursos Humanos e outros serviços de apoio.

Empresa certificadora

A centenária Rina atua no seguimento de certificações diversas, como a Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, Projetos, Tecnologia da Informação e, atualmente, Sistema de Gestão Antissuborno, entre outros.

Fonte: Diretoria de Comunicação/CMM