CMM lança aplicativo ‘Se Liga’ para maior interação entre Parlamento e cidadão

Com o objetivo de proporcionar ao cidadão, em tempo real, o acesso às leis aprovadas no Parlamento Municipal, além de facilitar denúncias de descumprimentos, irregularidades ou infrações de leis num link direto com os órgãos competentes, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) lançou, nessa terça-feira (21), o aplicativo ‘Se Liga’.

O aplicativo institucional começa com 194 leis, as quais serão associadas a outras leis e também contará com temas diversos como serviços, compras, cidadania e meio ambiente, além de permitir que a população possa conhecer melhor a legislação municipal na palma da mão, facilitando denúncias por meio de fotografias, dos lugares onde está havendo o descumprimento da lei, além de poder ser compartilhado nas redes sociais.

“Sempre tive a humildade de compartilhar com todos os parlamentares as conquistas desta Casa. Hoje o lançamento do aplicativo mostra o grau de interesse que tem este Parlamento em cumprimento de leis. O aplicativo ‘Se Liga’ é um projeto construído em varias mãos para fortalecer a tendência das redes sociais da Câmara com os cidadãos manauaras”, destacou Wilker Barreto (PHS) que lançou oficialmente o aplicativo, durante sessão no plenário Adriano Jorge, da Casa legislativa.

O parlamentar disse ainda que é preciso acompanhar a evolução tecnológica para que as atividades e a transparência do Poder Legislativo cheguem até a população, ressaltando que o aplicativo é mais uma conquista da Câmara que precisa ser continuada, assim como, outros avanços tiveram continuidades em sua gestão, como a ISO 9001 e 14001, o programa Câmara Digital ainda em processo na CMM.

“Essa ferramenta irá permitir de forma célere que o cidadão possa dizer ao empresário e ao comerciante, que, agora, tem as leis e seus direitos na palma da sua mão. A cidadania só é exercida quando o cidadão não abre mão de seus diretos”, completou Wilker, parabenizando todos os vereadores, em especial, aos parlamentares que participaram da Comissão Especial de Elaboração do Aplicativo de Celular (Ceaplic), responsável pela elaboração do aplicativo ‘Se Liga’.

A vereadora Joana Darc (PR) afirmou que que o aplicativo é mais um passo importante da Casa para facilitar a vida do cidadão. “O aplicativo traz o conhecimento das leis e registra as ilegalidades e descumprimentos, além de poder ser compartilhadas nas redes sociais. Agora podemos trabalhar com estatística e saber o que precisa melhorar para a cidade de Manaus”, disse a vereadora.

O vereador David Reis (PV) que parabenizou a Comissão e o presidente da Casa por ter abraçado a iniciativa, disse que a Câmara mostrou que é possível criar meios para interagir com a sociedade

Sobre o aplicativo

Elaborado pela Comissão Especial de Aplicativo (Ceaplic), que teve como membros titulares os vereadores Chico Preto (PMN) como presidente, Joana Dar’c Protetora dos Animais (PR) vice-presidente, Álvaro Campelo (PP) e Hiram Nicolau (PSD), além do apoio da equipe técnica da Câmara, o aplicativo é uma iniciativa do vereador Chico Preto, o qual ressaltou que o programa é um instrumento que permite ao cidadão conhecer as leis aprovadas no Parlamento.

“O cidadão na palma de sua mão terá respostas às suas perguntas, passando a ser agente ativo de sua cidadania. Muitas pessoas deixam de exercer os seus direitos por não conhecerem as leis de sua cidade”, disse o autor do aplicativo.

Acesso

O acesso ao aplicativo será feito por meio de telefone celular móvel disponível para Androide, mas, em breve o aplicativo estará disponível para IOS (Sistema operacional Móvel da Apple) e Windows Phone.

O cidadão poderá consultar as leis por meio de palavras-chaves relacionadas à lei, realizar registro em tempo real e compartilhar em suas redes sociais se tais leis estão sendo descumpridas em órgãos privados ou públicos. Todas as denúncias serão encaminhadas em tempo real para o Procon Manaus, Procon Amazonas, Defensoria Pública, OAB do Consumidor e Ouvidoria da Câmara Municipal de Manaus, entidades ligadas ao aplicativo.