Cobrança indevida de água lidera reclamações na Ouvidoria da Ageman

A Ageman está funcionando no PAC Municipal do Shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira

As reclamações referentes à empresa Manaus Ambiental lideram o volume de queixas dos consumidores na Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). Um levantamento feito pela agência no primeiro mês de funcionamento do serviço de Ouvidoria, apontou que a cobrança indevida nas contas de água, o problema mais recorrente entre os consumidores.

Dos 65 atendimentos realizados entre os dias 14 de março, data início da operação da Ouvidoria da Ageman e 13 de abril, 51% representaram queixas referente à cobrança indevida. Em segundo lugar foram as reclamações como rompimento de lacre, vazamento nas vias, mudança de titularidade entre outros. As reclamações envolvendo falta d´água somaram 18% e a cobrança indevida da taxa de esgoto correspondeu a 5% das queixas.

Todas as reclamações registradas pela Ouvidoria da Ageman foram encaminhadas à empresa Manaus Ambiental e estão sendo monitoradas pelas diretorias e departamentos da Agência, conforme suas especificidades. Caso a concessionária não atenda aos prazos estabelecidos para as respostas e soluções dos problemas, a empresa poderá sofrer sanções conforme previsto no contrato de concessão firmado com o município de Manaus.

Além das demandas registradas pela Ouvidoria, a Ageman está finalizando outros 157 processos administrativos e técnicos.

A Ageman assumiu no dia 14 de março de 2018 a regulação e a fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgoto na cidade de Manaus. O atendimento ao público e a Ouvidoria da Ageman estão funcionando no PAC Municipal do Shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Além do atendimento presencial, o usuário pode acionar a agência por meio do 0800-092-3511 e também pelo e-mail ouvidoria.ageman@pmm.am.gov.br.