Colegiado Negro realiza seminário sobre visibilidade negra no Amazonas

O Colegiado Negro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizará, na sexta-feira (23), o seminário “Quem disse que não há negr@s e quilombolas no AM não sabe o que é axé e dendê: seminário de articulações e estratégias para visibilidade negra no AM”. O evento será realizado às 08h30, no Auditório Paulo Burhein, Setor Sul  da Universidade.

O objetivo do seminário é discutir acerca das ações para a visibilidade da população negra bem como seus conhecimentos, patrimônios, afirmação da identidade étnica e seus modos de viver no estado do Amazonas. Para isso, será proposto debates que integrem docentes, discentes, pesquisadores (as), representantes de associações e de religiosidades de matrizes africanas, movimentos sociais de mulheres negras, afro pesquisadores e comunidade manauara em geral.

Manaus adotou o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) como feriado e o Colegiado Negro (PPGAS/Ufam) compreende que se trata de um momento político primordial para viabilizar ações acerca das relações étnico-raciais no Brasil, sobretudo no Amazonas, combate ao preconceito, ao racismo, discriminação racial e religiosa, no almejo da promoção da valorização da negritude por meio de políticas públicas e conquista de direitos.

Os participantes do evento terão direito ao certificado de participação na forma eletrônica (envio por email) e é possível se inscrever no dia do evento para participar das discussões.

 

Com informações da Ufam.