Com crise no transporte coletivo, prefeito não aparece no Fórum Nacional sobre Mobilidade Urbana, sediado em Manaus

No evento sequer foram citados os problemas no transporte público de passageiros

Divulgado em todas as plataformas oficiais de comunicação da Prefeitura de Manaus, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Mobilidade Urbana, foi sediado em Manaus, nesta quarta-feira (22) mas, ao contrário do que foi anunciado pela própria prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida não apareceu.

Causou estranheza – pra não usar expressão bem pior -, num forum nacional para tratar de soluções para os problemas de mobilidade, a presença de um funcionário de uma empresa automobilística fazendo propaganda de carro elétrico, ao invés de debaterem os problemas causados pelo novo sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus de Manaus, tema mais urgente e mais necessário.

No dia 10 deste mês, o site da prefeitura de Mananaus confirmou a presença de David Almeida no Fórum, afirmando em matéria: “O evento contará com a participação da presidência nacional da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); do prefeito de Manaus, David Almeida; do diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins; além de representantes de várias cidades do Brasil, para compartilhar experiências e propor estudos e projetos para melhoria da qualidade da mobilidade urbana”. No entanto, quando o evento começou, a ausência de Almeida foi notada.

Nas redes sociais, o prefeito “denunciava” onde estava, cuidando do corpo em uma academia de Manaus, enquanto o fórum acontecia. Coincidentemente, durante a musculação do prefeito David Almeida, o Sinetram registrava longas filas de pessoas revoltadas com os prejuízos de tempo e de dinheiro causados pelo Sinetram, com a devida conivência da Prefeitura de Manaus.

Um ponto que chamou atenção no evento foi o fato de apenas uma marca de carros ter sido a escolhida para fazer propagada de seu produto, durante o evento. Para quem acompanhou o evento, a ideia passada indiretamente pelos organizadores, é de que carros elétricos são temas mais importantes que a crise no sistema de transporte coletivo causada na última semana e que segue refletindo nas paradas e pontos de recarga do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

O evento, que deveria servir para compartilhar experiências e propor estudos e projetos para melhoria da qualidade da mobilidade urbana virou, em seu primeiro dia, uma grande propaganda para a empresa de carros elétricos. Quem sabe no segundo dia do evento, que será realizado amanhã (23), o prefeito David Almeida se faça presente e procure soluções para os problemas de mobilidade urbana de Manaus.