Com estoque crítico, Hemoam convoca doadores dos tipos sanguíneos O+ e O-

As chuvas e o aumento nos casos de Influenza H3N2 são fatores que vêm contribuindo para o não comparecimento dos doadores e a baixa no estoque de sangue

Foto: ilustrativa/reprodução

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores de sangue O+ e O- devido ao estoque baixo de bolsas desses dois tipos. A alta demanda por componentes do sangue na capital e no interior resulta na necessidade de doadores no hemocentro para repor os estoques.

A chegada do fim do ano marca também o início do ‘inverno amazônico’ e, em razão das chuvas, poucas pessoas procuram o hemocentro para doação, o que coloca em risco a disponibilidade de bolsas para suprir a demanda por componentes do sangue na capital e em 44 cidades do interior. Além disso, os casos de Influenza H3N2 também têm contribuído para o não comparecimento dos doadores e pela baixa no estoque de sangue.

Funcionamento no fim de ano 

Foto: ilustrativa/divulgação

Na véspera de Natal (24) e na véspera de Ano Novo (31), a coleta de sangue na Fundação Hemoam funcionará das 7h às 16h, enquanto nos dias (25) e (01), não haverá expediente devido ao Natal e feriado do Dia Mundial da Paz, respectivamente.

Como doar 

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.

(*) Informações da assessoria