Com pandemia ainda sem controle no Amazonas, Live dos bumbás causa aglomerações por todo canto em Parintins

Foto: divulgação

As imagens que chegam ao Radar mostrando como está o movimento no município de Parintins (a 3698 km da capital) mostram aglomerações por toda a cidade. Neste final de semana, o Radar recebeu informações que as Lives com apresentações dos bumbás que estão acontecendo em Parintins estão levando dezenas de pessoas para a cidade, sem que esteja ocorrendo uma rígida fiscalização por parte da prefeitura.

Desde ontem, sexta-feira (25) começaram a chegar embarcações com muitos turistas na cidade para as lives (transmissões ao vivo) dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso. As imagens são extremamente preocupantes com pessoas que circulam sem máscara e a quase inexistência de distanciamento social.

A live será transmitida a partir das 20h30 de hoje, e apesar de não abrir as portas do bumbódromo para os brincantes, os bois criaram uma mobilização de centenas de amazonenses que acabaram deixando as medidas de segurança contra a covid de lado para ir ver os bois.

Vacinação em Parintins

A vacinação em Parintins ja chegou em pessoas de 22 anos, mas ainda está na primeira dose, o que significa que ainda não aconteceu a imunização já que é necessário um processo de duas etapas para eficácia das vacinas.

Além disso, muitas pessoas que estão chegando a ilha não são moradoras, por isso, podem não ter o mesmo nível de imunidade e acabar infectando a população local.

Aglomerações

Nas fotos enviadas ao Radar, é possível ver diferentes barcos, todos lotados, chegando a Parintins. Um deles, atracou no porto da cidade em plena madrugada.

Foto: divulgação

Em uma outra imagem, várias pessoas que não estavam cumprindo o distanciamento social são vistas andando na ponte de acesso do porto da cidade.

Foto: divulgação

Na imagem que mais chama atenção, é possível ver centenas de pessoas aglomeradas, sem máscara, vindas de barco e lancha, no porto da cidade.

Centenas de pessoas de aglomeraram na balsa do município
Foto: divulgação

Segurança sanitária

Apesar do Governo do Estado afirmar que o festival dos bumbás será realizado de forma on-line e segura, o que se vê é falta de fiscalização para o cumprimento das medidas sanitárias contra a Covid-19 por todos os cantos da cidade.

Nas ruas ao redor do bumbódromo, pessoas se aglomeraram na Praça dos Bois, na noite dessa sexta-feira (25). Foto: divulgação

Recomendação 

Conforme veiculado pelo Radar, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos de Parintins e mais 48 movimentos sociais, apelaram nessa sexta-feira, 26 de junho, para que o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) intervisse imediatamente para suspender a Live dos Bumbás, evitando o descumprimento das normas sanitárias e a possibilidade de haver um crescimento da disseminação do coronavírus e doentes com Covid-19  Porém, o Ministério Público do Estado se omitiu na situação, enquanto a prefeitura de Bi Garcia e o governo de Wilson Lima agem como se nada tivesse acontecendo e a pandemia estivesse sobre controle.