Com votação histórica, Wilson Lima é o novo governador do Amazonas

Com mais de 90% das urnas apuradas e pela primeira vez na história desbancando um governador candidato à reeleição, o jornalista Wilson Lima foi eleito, nesse domingo (28), governador do Amazonas. Ele recebeu a maior votação da história para o Governo do Amazonas com mais de 1 milhão de votos e assumirá o comando o Executivo a partir de 1º de janeiro de 2019.

Wilson Lima teve mais de 58,59% – mais de 1 milhão de votos válidos – contra 41,41% – 729,3 mil votos válidos recebidos pelo candidato à reeleição, Amazonino Mendes (PDT).   

O estreante na política foi eleito para o Governo do Amazonas após quase ser o vice-candidato à Prefeitura, na eleição em 2016, na chapa encabeçada por Marcelo Ramos (PR), quando foi substituído no dia da convenção.

Já nestas eleições, Wilson veio como cabeça da chapa tendo como vice o defensor público Carlos Alberto Almeida, vencendo os dois turnos da disputa pelo Governo do Amazonas. No primeiro turno, Wilson Lima recebeu 577,2 mil (34,55%) contra 536 mil votos (32,08%) recebidos à época por Amazonino.

No segundo turno, a vitória do estreante na política já era esperada. Wilson Lima apareceu como vencedor da disputa em todas as pesquisas de intenção de votos.

O novo governador do Amazonas é jornalista, apresentador de um programa de televisão, nasceu no Pará, tem 42 anos, é casado e pai de dois filhos. Wilson Lima veio para o Amazonas na década de 70, junto com seus pais, nordestinos, que migraram para o Estado em busca de melhores condições de vida.

Ele governará o Estado ao lado do vice-governador, o defensor público Carlos Alberto Souza de Almeida, também estreante no universo político.

 

*Matéria atualizada até às 20h15.