Começa agendamento para conciliações e mediações na DPE-AM

Começou nesta segunda-feira (13) o agendamento para conciliações e mediações na Defensoria Pública do Estado (DPE-AM). Os interessados devem realizar o procedimento telefonando para o Disk 129.

A partir de agora, quem ligar na central telefônica da Defensoria para agendar um atendimento da área de Família (divórcios, pensão alimentícia, guarda de crianças e adolescentes, entre outras) poderá optar pelo atendimento que busca a resolução extrajudicial. Além disso, os atendentes do Disk 129 foram treinados para identificar casos com potencial de solução pela conciliação ou mediação.

As conciliações e mediações iniciam no dia 10 de fevereiro, na sede da DPE-AM, localizada na avenida André Araújo, 679, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com a defensora pública Carolina Carvalho, coordenadora da área de Família da DPE-AM, a conciliação e a mediação são meios alternativos de resolução de conflito.

“Na conciliação auxiliamos as partes para que possam chegar a um consenso e realizar um acordo. O conciliador tem uma postura mais ativa, podendo sugerir um modo como resolver a questão. Na mediação, o interesse primordial é em resgatar o diálogo entre os mediandos, empoderá-los. O mediador age como colaborador, fazendo com que os próprios interessados possam chegar a um consenso com relação ao problema que foi trazido”, explicou.

Pela conciliação, a Defensoria pretende solucionar questões de menor complexidade, como divórcios em que o casal não possua filhos e que já estão certos da decisão tomada. Já na mediação, onde há o atendimento de uma equipe multidisciplinar com psicólogo e assistente social, além do defensor público, podem ser trabalhados conflitos na relação entre os pais, que afetam os filhos direta ou indiretamente.

O Disk 129 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além do agendamento para a área de Família, pelo telefone o assistido também pode agendar atendimento para problemas fundiários e de consumidor, além de tirar dúvidas. Em 2019, a central telefônica da Defensoria realizou mais de 100 mil atendimentos, entre agendamentos e pedidos de informação.

(*) Com informações da DPE-AM