Começa série de apresentação natalina no Teatro Amazonas

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

A partir desta sexta-feira (21), os Corpos Artísticos do Estado do Amazonas realizarão uma série de concertos especiais na Temporada Natalina do Teatro Amazonas. Os espetáculos “Marias: Guardiães de Cristo”, “O Natal na Floresta dos Cedros Vermelhos” e “Carnaval Natalino”terão entrada gratuita. A programação ainda conta com um recital extra no Shopping Ponta Negra.

“Marias: Guardiães de Cristo”

O primeiro espetáculo será “Marias: Guardiães de Cristo”, que terá duas sessões: a primeira acontece na quinta, e a outra no domingo (23), encerrando a Temporada Natalina, às 18h e às 20h30. A história fala do nascimento de Jesus Cristo pela visão de três Marias, junto com excertos da obra “Messias”, de George Friedrich Händel (1685-1759), na versão orquestrada por Mozart.

Participarão deste espetáculo a Orquestra Amazonas Filarmônica, Corpo de Dança do Amazonas (CDA), Balé Experimental do CDA e Coral do Amazonas, além de atores convidados. A regência é do maestro Luiz Fernando Malheiro.

A direção cênica é formada exclusivamente por mulheres: Ednelza Sahdo, Viviane Palandi e Monique Andrade. A dramaturgia é assinada por Francis Madson e Viviane Palandi, com assistência de direção de Thais Vasconcelos, e concepção cenográfica feita pelo CDA e Balé Experimental do CDA.

“O Natal na Floresta dos Cedros Vermelhos”

Com sessões às 18h e às 20h30, na sexta-feira (21), o “Natal na Floresta dos Cedros Vermelhos” traz a regionalidade para a programação. Além do Coral Infantil do Liceu, regido pelo maestro Isaías Monteiro, o espetáculo conta com a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) e Balé Folclórico do Amazonas, com regência do maestro Davi Nunes. A cantora amazonense Judy Cristine Cardoso Silva, de apenas 14 anos, fará uma participação especial como solista.

Com texto escrito pela assistente de direção do Balé Folclórico do Amazonas, Magda Carvalho, “O Natal na Floresta dos Cedros Vermelhos” foi adaptado para a Temporada Natalina. A história retoma uma época em que o Papai Noel não existia nem como lenda, nem como realidade e, então, no dia 23 de dezembro, três crianças desta floresta tiveram um sonho que as levou para uma grande aventura em busca do espírito do natal.

“Carnaval Natalino”

É uma adaptação do “Carnaval dos Animais”, realizado no Teatro Amazonas na programação do Dia das Crianças, e que é baseado nas obras “Sinfonia dos Brinquedos (1760)”, de Edmund Angerer, e “O Carnaval dos Animais, Grande Fantasia Zoológica (1886)”, de Camille Saint-Saëns. O espetáculo será apresentado neste sábado (22), e domingo, às 11h.

A apresentação conta com o Corpo de Dança do Amazonas, Orquestra Amazonas Filarmônica e GVCA. A coreografia é de Adriana Góes e a regência do maestro Marcelo de Jesus.

Concerto com Amazonas Band e Madrigal Ivete Ibiapina

Ainda no sábado, às 18h e às 20h30, a Amazonas Band, sob regência do maestro Rui Carvalho, e o Madrigal Ivete Ibiapina, regido pela maestrina Natália Sakouro, realizarão um concerto de natal com um repertório especial.

O programa terá uma hora de duração e está dividido em três partes. Na primeira, o Madrigal irá cantar a capella as obras tradicionais de natal “Mundo Feliz”, “Pie Jesu”, (de Andrew Lloyd Webber), e “Gloria in Excelsis Deo”. Em seguida, a Amazonas Band subirá ao palco para fazer uma performance em conjunto ao Madrigal, apresentando “Sino de Belém” e “Oh Happy Day”, com arranjos de coral e banda feitos especialmente para a Temporada Natalina pelo maestro Rui Carvalho.

“Big Band Christma’s Medley”, “Go Tell It On The Mountains” e “Christma’s The Joy And The Spirit” são as músicas que irão encerrar o espetáculo, com a interpretação da Amazonas Band.

Apresentação no Shopping Ponta Negra

Assim como no 21º Festival de Ópera do Amazonas (FAO), os Corpos Artísticos, em parceria com o Shopping Ponta Negra, realizam uma apresentação especial piso “L2” do estabelecimento, na sexta-feira (21), às 19h.

O evento no shopping terá a participação de integrantes da Orquestra Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas, com regência do maestro Otávio Simões.

Com informações de assessoria da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).