Anúncio Advertisement

Comemoração de 126 anos do Teatro Amazonas começa com festival de ópera

teatro_amazonas capa

Patrimônio cultural e motivo de orgulho para os amazonenses, o Teatro Amazonas completa 126 anos em 2016. Esse templo das artes foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896 na chamada Era Dourada, a Belle Époque. Para comemorar o aniversário do cartão postal de Manaus, a Secretaria Estadual de Cultura (SEC) anunciou uma vasta programação cultural que vai até março de 2017 e ainda lançou a campanha “Teatro Amazonas 120 anos: declare seu amor pelo Teatro”.

A partir desta semana, a visitação ao monumento será gratuita às terças-feiras para turistas. Os amazonenses já têm entrada liberada de segunda a sábado, das 9h às 17h. O primeiro grande evento é o XIX Festival Amazonas de Ópera, que será realizado entre hoje (1º) e 30 de maio.

A campanha convida a população a publicar momentos marcantes dentro do Teatro Amazonas. Fotos, vídeos, frases e histórias poderão ser enviados para o site da secretaria. O material ficará disponível no sitedo próprio órgão.

Quem tem muita história e amor pelo Teatro Amazonas é a jornalista Amelinha Loureiro, que, desde os cinco anos, frequenta o local. “Já cresci escutando muito sobre o teatro. Quando pequena,  me apresentava no teatro, brincava muito lá. Em cima, ele era totalmente diferente, porque, antes da restauração, era cheio de folhas, era regionalizado”, informou.

Segundo a jornalista, a paixão pelo monumento vem da família. “O teatro era a meninas dos olhos do meu pai. Embora ele não tenha conhecido o pai, ele também cresceu ouvindo contar histórias que o meu avô havia participado da construção do teatro”.

Para quem não conhece bem o Teatro Amazonas como Amelinha, a programação de aniversário vai proporcionar essa oportunidade com muita música, ópera, teatro, artes visuais e literatura. As atrações serão regionais, nacionais e internacionais.

“O teatro iniciou sua programação em 1896 com ópera. Então, nós também estamos abrindo a programação dos 120 anos com ópera. Vamos ter essa diversificação: uma programação dentro do teatro e uma para fora do teatro”, afirmou o secretário Robério Braga.

Fonte: Agência Brasil